04/02/2024 às 15h06min - Atualizada em 04/02/2024 às 15h06min

Entenda a diferença entre os selos de confiabilidade do Gov.br

Para ampliar a segurança da plataforma digital, o Governo Federal estabeleceu três níveis de classificação das contas: ouro, prata e bronze.

Redação
Agência Gov
Foto: Divulgação/Agência Brasil
A plataforma Gov.br do Governo Federal dá acesso aos cidadãos a diversos serviços e políticas públicas, entre eles, inscrições em concursos, simulação da aposentadoria no Meu INSS e consulta a documentos digitais como a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e a Carteira Nacional de Habilitação (CHN). Para aumentar a segurança da interface desse sistema, que garante a identificação de cada usuário a partir de login com CPF e senha, foram criados níveis de classificação ouro, prata e bronze.
 
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) esclarece que esses três níveis da conta Gov.br variam de acordo com a forma como a conta foi criada ou validada, o que interfere no grau de segurança de validação dos dados do usuário. Quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, maior é o nível da conta, o que pode possibilitar acesso a mais tipos de serviços e transações digitais pelo Gov.br.
 
O nível bronze é a primeira conta criada pelo usuário com o preenchimento do cadastro via formulário online para validação dos dados na Receita Federal ou Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Já o nível prata é quando o usuário faz o reconhecimento facial pelo aplicativo para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH) pelo Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou realiza a validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado.
 
O último nível, ouro, é atingido quando a pessoa faz o reconhecimento facial pelo aplicativo Gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE) ou faz a validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
 
Como criar a conta Gov.br?
É possível criar a conta no portal Gov.br (http://gov.br/) ou pelo aplicativo (https://www.gov.br/apps/app-gov.br). O processo é gratuito e rápido, e o passo a passo é o seguinte: tanto no aplicativo quanto no site, basta clicar no botão "Entrar com Gov.br". Em seguida, digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.
 
Com uma única senha, o cidadão conseguirá acessar os serviços digitais do Governo Federal. Qualquer brasileiro ou estrangeiro que tenha CPF pode criar sua conta.

Como aumentar o nível da conta Gov.br?
Quando o usuário cria sua conta, automaticamente, ela estará no nível bronze. Para aumentar o nível para prata, é preciso acessar estar logado no aplicativo Gov.br e clicar em "Aumentar nível", opção disponível na tela de início do aplicativo. Já pelo portal, clique em "Selos de Confiabilidade" (http://confiabilidades.acesso.gov.br/).
 
Para efetivar o processo, o usuário pode fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo Gov.br para conferência da sua foto com base na CNH ou validação dos seus dados da sua conta bancária. Ao todo, são 12 bancos credenciados pelo Gov.br, são eles: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay.

No caso dos servidores públicos federais, é preciso validar seus dados com usuário e senha do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe). Ao término do cadastro, estes servidores já vão possuir uma conta de nível prata.
 
Já para obter o nível ouro, o processo inicial é semelhante àquele necessário para a conta prata, usando o aplicativo ou o portal, acessando "Selos de Confiabilidade". Os passos seguintes são: reconhecimento facial pelo aplicativo Gov.br para conferência de sua foto nas bases da Justiça Eleitoral ou validação dos dados utilizando o aplicativo Gov.br para ler o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil), que garante a emissão de certificados digitais de forma segura e com validade jurídica.
 
O que a conta bronze oferece
Uma única conta para acessar diversos serviços digitais; fazer o login em qualquer serviço Gov.br sem precisar de senha, usando apenas a biometria do celular; gerenciar as autorizações de uso dos seus dados; realizar a prova de vida utilizando o reconhecimento facial.
 
Esse nível já não permite visualizar e compartilhar seus dados e documentos digitais; utilizar serviços gratuitos de assinatura eletrônica; acessar serviços públicos que exigem o maior grau de confiabilidade da conta Gov.br, nem habilitar a autenticação em duas etapas para ter mais segurança no uso da sua conta. O nível de segurança da conta bronze Gov.br é básico.
 
O que a conta prata oferece
Quem está no nível prata também tem direito a uma única conta para acessar diversos serviços digitais; pode fazer o login em qualquer serviço Gov.br sem precisar de senha, usando apenas a biometria do celular; gerenciar as autorizações de uso dos seus dados e realizar a prova de vida utilizando o reconhecimento facial.
 
Ao contrário do nível bronze, o prata permite visualizar e compartilhar seus dados e documentos digitais; utilizar serviços gratuitos de assinatura eletrônica; acessar serviços públicos que exigem o maior grau de confiabilidade da conta Gov.br e habilitar a autenticação em duas etapas para ter mais segurança no uso da sua conta.
 
O que a conta ouro oferece
São os mesmos benefícios da conta Gov.br, com a diferença de que o nível de segurança é máximo, em vez de básico ou alto.

É possível ter conta Gov.br sem o aplicativo?
É possível, criando a conta por meio do site. Porém, o aplicativo garante acesso a diversas funcionalidades, como a realização do reconhecimento facial. E, para fazer a Prova de Vida, é preciso ter o aplicativo instalado.
 
Como recuperar a senha da conta Gov.br?
Para recuperar a senha da conta, é preciso digitar o CPF na tela inicial em https://acesso.gov.br e clicar no botão Continuar. Em seguida, clique no link esqueci minha senha. Em caso de dúvidas, acesse o https://www.gov.br/chat.
 
O canal do YouTube DIGITALGOVBR oferece uma série de vídeos tutoriais que ensinam a criar uma conta Gov.br; como assinar documentos digitais com o plataforma, como aumentar o nível da conta, entre outros assuntos. Clique aqui para assistir https://www.youtube.com/@DigitalGOVBR/videos
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp