02/02/2024 às 10h11min - Atualizada em 02/02/2024 às 10h11min

Presidente Lula acompanha anúncio das obras do Túnel Santos-Guarujá

Agenda presidencial ainda prevê a participação na cerimônia de comemoração dos 132 anos do Porto de Santos, considerado o maior do hemisfério Sul, e entrega de unidades habitacionais no Guarujá – SP.

Redação
Agência Gov
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos - SP
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanha, nesta sexta-feira (2), o anúncio das obras do túnel que liga Santos ao Guarujá – o primeiro túnel imerso da América Latina. Serão investidos R$ 5,8 bilhões na obra, que terá 860 metros entre as margens (incluindo embocaduras) e ficará imerso sob o fundo do canal a uma profundidade de 21 metros. O empreendimento será resultado de uma parceria público-privada (PPP).
 
O túnel beneficiará mais de 5 milhões de pessoas, incluindo os 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista, e os mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam Guarujá e o litoral Norte paulista. Todos os dias, 80 mil pessoas cruzam o canal. Atualmente, a espera nas filas para cruzar o canal pode se alongar por horas e, com o túnel, as travessias vão demorar menos de dois minutos. A obra também irá proporcionar mais segurança às embarcações que escalam o porto santista para realizar operações.
 
Durante a visita, o presidente Lula também participará de solenidade em comemoração aos 132 anos do Porto de Santos. Considerado o maior do hemisfério Sul – responsável por quase 30% da balança comercial do Brasil – o porto registrou, no mês de dezembro de 2023, movimentação recorde de 15,6 milhões de toneladas de cargas, crescimento de 29,1% em relação a dezembro de 2022. Com o resultado, o total desde janeiro do último ano foi de 173,3 milhões de toneladas.
 
Parque da Montanha
Serão entregues, durante a visita do presidente ao litoral paulista, as primeiras 90 unidades do conjunto habitacional Parque da Montanha, no Guarujá – SP. Ao todo, 649 famílias que vivem em palafitas no Complexo Prainha, em Vicente de Carvalho, às margens do porto serão beneficiadas. O investimento do Governo Federal, em parceria com a prefeitura local, foi de R$ 58,3 milhões.
 
O Parque da Montanha é o maior conjunto habitacional em execução na Baixada Santista. No local, nos últimos seis anos, já foram entregues 814 moradias para famílias oriundas da região de palafitas do Complexo Marezinha/Prainha. O entorno do conjunto habitacional possui estrutura de drenagem, esgoto, iluminação e pavimentação em todas as ruas principais do conjunto, totalizando 10 mil metros quadrados de asfalto.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp