31/01/2024 às 13h53min - Atualizada em 31/01/2024 às 13h53min

Calendário reúne celebrações brasileiras

O projeto foi desenvolvido em cooperação com o Sebrae.

Redação
Agência Gov
Foto: Divulgação
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acaba de lançar o calendário das Celebrações registradas como Bens Culturais do Brasil. O anuário traz fotografias, texto explicativo e marca o período em que são realizadas as comemorações.
 
As festividades e os rituais presentes no calendário estão registrados no Livro das Celebrações e marcam a vivência coletiva de um grupo social, sendo considerados importantes para a sua cultura, memória e identidade. São práticas, como o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o Ritual Yaokwa do Povo Indígena Enawenê Nawê e a Procissão do Senhor dos Passos de Florianópolis, realizadas em lugares ou territórios específicos e que estão associa das à religião, à civilidade e aos ciclos do calendário, dentre outros.
 
O calendário faz parte das ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica firmado pelo Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que tem como objetivo o desenvolvimento de ações conjuntas de capacitação, promoção e apoio à comercialização para detentores de bens de natureza imaterial registrados como Patrimônio Cultural do Brasil, de modo a contribuir para a salvaguarda.
 
Conheça e acesse aqui o calendário das Celebrações 2024
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp