31/01/2024 às 13h32min - Atualizada em 31/01/2024 às 13h32min

Prefeitura de Campo Limpo Paulista – SP orienta sobre risco de escorpiões no verão

No município, para relatar a presença de escorpiões, entre em contato com a Vigilância em Saúde pelo número (11) 4863-0187.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campo Limpo Paulista - SP
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Limpo Paulista - SP
Diante da temporada de verão acompanhada de chuvas, ocorre o aumento de calor e umidade, criando condições propícias para a presença de escorpiões na região. Por esse motivo, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista – SP, por meio da Secretaria de Saúde, orienta a população sobre cuidados essenciais para evitar acidentes com esses aracnídeos.
 
Segundo o veterinário da prefeitura, Valdir Junior, o escorpião se alimenta de baratas, moscas, aranhas e outros insetos pequenos. Portanto, o veterinário destaca a importância de ações preventivas. 
 
“Evitar o acúmulo de lixo e entulho, além de manter as lixeiras bem fechadas, são medidas essenciais para reduzir a presença desses animais no ambiente urbano. Também, recomendo manter os ralos sempre higienizados com água sanitária e telados para prevenir a entrada dos escorpiões”, afirma Valdir, ressaltando que a colaboração ativa da população para garantir a segurança deve ser coletiva.
 
Cuidados preventivos
  • Limpeza Residencial: Manter a limpeza e organização em casa é essencial. Evitar o acúmulo de entulhos, móveis sem uso e objetos que possam servir de esconderijo para os escorpiões.
  • Vedação de aberturas: Realizar inspeções periódicas para vedar frestas, buracos e rachaduras nas paredes, assegurando que os escorpiões não tenham acesso ao interior das residências.
  • Uso de calçados adequados: Ao caminhar em áreas externas, especialmente à noite, é recomendável o uso de calçados fechados para evitar picadas acidentais.
  • Cuidados com roupas de cama: Sacudir roupas de cama e nunca deixar em contato com o solo, sacudir também sapatos e roupas antes de utilizá-los, pois escorpiões podem se esconder nesses locais.
  • Iluminação adequada: Manter áreas externas bem iluminadas reduz a possibilidade de encontros com escorpiões.
O que fazer após uma picada de escorpião?
De acordo com a secretária de saúde adjunta, Dra. Sarah Pontes de Barros Leal, em caso de picada, agir rapidamente é fundamental. Procure atendimento médico imediatamente, como no Hospital de Clínicas, localizado na Avenida Alfried Krupp, nº 1200, especialmente se for crianças ou idosos.
 
“Se possível, capture o animal e leve-o ao hospital, vivo ou morto. Caso não consiga capturá-lo, tire uma fotografia para avaliação adequada. A presença do animal ou a foto, permite uma identificação mais precisa da espécie, sendo crucial para o tratamento adequado em casos de envenenamento”, ressalta Sarah.
 
No município, para relatar a presença de escorpiões, entre em contato com a Vigilância em Saúde pelo número (11) 4863-0187.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp