30/01/2024 às 16h49min - Atualizada em 30/01/2024 às 16h49min

Corte Momesca promove a folia de Belo Horizonte – MG em eventos na Região Metropolitana

Neste ano, a realeza é formada pelo Rei Momo Wallace Guedes, a Rainha Aline Caldeira e a Princesa Raíssa Medeiros. Quem quiser vê-los em ação, pode acompanhar a agenda do trio para os próximos dias.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Uarlem Valério
A Corte Momesca de Belo Horizonte – MG cumpre, nos próximos dias, agenda repleta na capital e em cidades da Região Metropolitana. Eleita desde 1980, a Corte Momesca faz parte da tradição do Carnaval da capital. Além de samba do pé, os seus integrantes precisam ter carisma, desenvoltura e, antes de tudo, pique para cumprir um cronograma repleto de eventos, ações sociais e entrevistas. Neste ano, a realeza é formada pelo Rei Momo Wallace Guedes, a Rainha Aline Caldeira e a Princesa Raíssa Medeiros. Quem quiser vê-los em ação, pode acompanhar a agenda do trio para os próximos dias.

Nesta sexta-feira (2), a programação da realeza começa às 12h, com uma participação no Carnaval dos servidores da Fundação Ezequiel Dias. Às 19h, eles comparecem ao evento de comemoração dos 50 anos da Prodabel. À noite, o trio estará no Carnaval Bal Masque, às 23h30, na Savassi, e no Pré-Carnaval Casa de Família, à 1h, no bairro Santo André.

No dia seguinte, a maratona continua. Às 12h30 do sábado (3), o trio estará presente no Pré-Carnaval de Betim, no bairro Angola. Depois, eles voltam para Belo Horizonte e participam do bloco APAETUCADA/APAEFOLIA, às 14h, no bairro Santa Tereza; do Carna Maranhão, às 15h30; e da Banda Mole, às 17h, os dois últimos no Centro. No mesmo dia, mais tarde, às 20h, eles animam o 2° Baile dos Animados, em Sarzedo.

No domingo (4), a agenda começa às 12h, no bloco Charangueiras, no Bairro Funcionários. Mais tarde, a Corte Real Momesca participa do cortejo do bloco Deslumbradas, às 14h, na Pampulha.

Para dar conta dessa verdadeira maratona, a Rainha Aline Caldeira explica que mantém uma rotina regrada. "É uma responsabilidade muito grande. Somos representantes oficiais do Carnaval de Belo Horizonte, que com certeza será o melhor de todos os tempos. Por isso, estou me preparando para dar conta do recado, me alimentando bem, fazendo exercícios físicos e aula de samba" explica.

A agenda da Corte Momesca é coordenada pela Belotur. Além dos eventos do calendário oficial, a realeza faz visitas e leva alegria para entidades carentes, asilos e escolas. Para solicitar a presença do grupo em um evento, basta enviar um e-mail para [email protected].

Representatividade e diálogo
Para além da descontração e folia, o Carnaval é uma manifestação cultural e espaço para que grupos sociais se sintam pertencentes e representados. Fazem parte da festa pautas como a promoção da igualdade racial e da cultura afro-brasileira, o combate à intolerância religiosa, protagonismo feminino, respeito às pessoas LGBTQIAP+, entre outras.

Temas que são especialmente importantes para o Rei Momo, Wallace Guedes, que já esteve em situação de rua e se identifica como pessoa LGBTQIAPN+.
 
“Para mim, o Carnaval é um momento de realização de sonhos, de ser quem a gente realmente é e, antes de tudo, exercer a representatividade. Vai além da beleza e do glamour. Espero que a minha presença e a minha história inspirem as pessoas pretas, periféricas, em situação de rua e LGBTQIAPN+. Eu sambo por elas”, conta.
 
A Princesa Raíssa Medeiros reforça a importância da festa enquanto manifestação cultural.
 
“O Carnaval mostra para o mundo a criatividade e diversidade do nosso povo. É com muita satisfação que faço parte dessa festa, levando alegria para os blocos de rua, desfiles e outros eventos”, complementa.

Carnaval de Belo Horizonte 2024
O Carnaval de Belo Horizonte 2024 tem o patrocínio master do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Codemge; apoio do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e colaboração da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e da rede de supermercados Mart Minas.

A edição de 2024 do Carnaval de Belo Horizonte acontece entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural.

Na última edição, realizada em 2023, a festa teve 5,25 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5,5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp