29/01/2024 às 16h30min - Atualizada em 29/01/2024 às 16h30min

Alckmin destaca papel do Brasil na segurança alimentar mundial em encontro do B20

Vice-presidente fez discurso durante lançamento do grupo empresarial Business 20, ligado ao G20.

Redação
Agência Gov
Foto: Divulgação/Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)
O papel do Brasil na segurança alimentar do Planeta foi destacado, nesta segunda-feira (29), pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), durante o lançamento do Business 20 (B20 Brasil), grupo empresarial ligado ao G20, principal fórum de cooperação econômica internacional. O evento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
 
No discurso feito para os empresários brasileiros e estrangeiros, Alckmin ressaltou o fato de o Brasil ocupar a presidência do G20 desde dezembro do ano passado, período em que o mundo atravessa dificuldades pós-pandemia, com retração das atividades econômicas, problemas inflacionários e guerras.
 
“O Brasil pode fazer toda a diferença neste momento nos três temas de hoje: preocupação planetária, segurança alimentar e clima”, afirmou o vice-presidente. “Nós somos o campeão da produção de proteína animal e vegetal, temos energia mais limpa do planeta, temos uma enorme contribuição a dar na descarbonização”, acrescentou.
 
O grupo B20 Brasil reúne 900 representantes do setor industrial e tem por objetivo propor ao G20 políticas nas áreas de comércio, investimento, emprego, educação, transformação digital, transição energética, clima, finanças, infraestrutura, integridade, compliance, sistemas alimentares sustentáveis, agricultura, mulheres, diversidade e inclusão nos negócios. Desde o final do ano passado, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) exerce a presidência do grupo.
 
O G20 é formado por ministros das finanças e presidentes dos bancos centrais das principais economias do mundo, União Europeia, União Africana e países emergentes. O mandato do Brasil na presidência do fórum termina em novembro de 2024.
 
Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante reforçou a importância do Brasil na segurança alimentar e na pauta global da descarbonização e lembrou o protagonismo do Brasil na produção de açúcar, café, suco de laranja, carne bovina, carne de frango, milho, soja e algodão.
 
“Em um momento histórico de grandes desafios, nós precisamos ter uma agricultura cada vez mais com baixo carbono, porque 74% das emissões do Brasil vêm da terra, 24% da produção da água pecuária e metade do desmatamento”, disse Mercadante.
 
Na mesma direção, o presidente da CNI, Ricardo Alban, elogiou a Nova Indústria Brasil (NIB), nome da política industrial lançada no dia 22 de janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
 
“Vamos catapultar ainda mais esse novo plano para revigorar a nossa indústria no país”, afirmou Alban. “Não existe economia forte sem indústria forte, e todos os países, como Estados Unidos, Coreia do Sul, Alemanha e China estão revisitando suas cadeias de valor”, completou o presidente da CNI.
 
Da abertura do evento, também participaram o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
 
Fórum Econômico Mundial
Ainda no Rio de Janeiro, o vice-presidente se reuniu com o presidente do Fórum Econômico Mundial, Borge Brende, que participa do encontro do B20. O representante do fórum manifestou preocupação com os possíveis impactos que uma eventual escalada no conflito no Oriente Médio poderia ter sobre o comércio exterior, incluindo o Brasil e países vizinhos.
 
Na ocasião, o vice-presidente reforçou o compromisso do governo federal de proporcionar um ambiente próspero para a neoindustrialização do país, ao mesmo tempo que amplia esforços para conservação da floresta amazônica e o uso sustentável dos recursos naturais.
 
Repórteres mirins
Pouco antes de subir ao palco do evento do B20, Alckmin recebeu dois estudantes de uma escola municipal do Rio de Janeiro, que fazem parte do projeto Andar (Agência de Notícias dos Alunos da Rede).
 
Esse projeto tem por objetivo desenvolver uma rede de trocas e colaboração entre estudantes, professores e toda comunidade escolar em torno de projetos de jornalismo estudantil.
 
Os alunos, de 13 anos, questionaram o vice-presidente sobre a importância de fóruns como o G20 e o B20 para a vida dos estudantes.
 
“Tem toda relação. O presidente Lula definiu como prioridades para a presidência brasileira do G20 temas como a redução da fome e da pobreza e o cuidado com o meio ambiente. Ou seja, cuidar das pessoas e do meio ambiente, para termos um mundo melhor para vocês”, respondeu Alckmin.
 
A agência Andar é vinculada a MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios, vinculada à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Rio de Janeiro – RJ.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp