29/01/2024 às 12h39min - Atualizada em 29/01/2024 às 12h39min

Livro “Fevereiro em Chamas” revela detalhes inéditos sobre os incêndios históricos em São Paulo – SP

50 anos do incêndio do Edifício Joelma – 1º de fevereiro de 1974 - 187 mortes e mais de 300 feridos.

Redação
Foto: VGCOM – RG Editores – O jornalista e autor da obra Fevereiro em Chamas e da Série Digital Adriano Dolph
No cinquentenário do trágico incêndio no Edifício Joelma – 1º de fevereiro de 1974 –, o jornalista Adriano Dolph, autor do livro “Fevereiro em Chamas”, oferece revelações surpreendentes sobre esse evento e outros incêndios marcantes na história paulistana. A pesquisa minuciosa do autor destaca informações cruciais, como a identificação de vítimas previamente desconhecidas e desmistificações sobre a localização e contexto das mortes. A obra, lançada em 2023, alcançou sucesso na plataforma Amazon, destacando-se na categoria jornalismo, guias e escrita.
 
“Com os 50 anos do incêndio do Edifício Joelma, Fevereiro em Chamas avançou para uma nova fase com a criação da série digital ‘Em busca da verdade’. Revelando detalhes inéditos do livro-documentário ‘Fevereiro em Chamas’ – As histórias de incêndios históricos em São Paulo, a série já está no 16º episódio”, explica Adriano Dolph.
 
Dolph mergulhou em extensos arquivos, incluindo documentos da Ditadura Militar, para trazer à tona fatos inéditos, estabelecendo um novo número oficial de mortes no incêndio do Edifício Joelma após uma pesquisa de 15 anos. Além disso, o livro revela a conexão do Edifício Joelma com um evento marcante em 1948, conhecido como o crime do poço.
 
A obra explora aspectos técnicos que originaram os incêndios nos Edifícios Joelma, Andraus e Grande Avenida, investigações criminais e a perspectiva do regime militar sobre possíveis atentados. Contando com depoimentos de bombeiros, autoridades, sobreviventes e familiares de vítimas, o livro preserva a memória desses eventos trágicos.
 
Adriano Dolph, disponível para entrevistas, discute não apenas os 50 anos do incêndio do Edifício Joelma, mas também os 52 anos da tragédia do Edifício Andraus, 43 anos do Grande Avenida e outros incêndios, como o da Boate Kiss que completou 11 anos (27/01) oferecendo uma visão abrangente desses episódios que marcaram a história de São Paulo – SP.
 

Mini bio
Adriano Dolph, nascido em 1975 em São Paulo, é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, com Pós-Graduação em Comunicação. Com mais de vinte anos de experiência, trabalhou na TV Gazeta, DAZN e Conmebol TV, destacando-se como repórter nos programas Gazeta Esportiva e Mesa Redonda Futebol Debate. Atualmente, atua como comentarista esportivo na plataforma Brasileirão Play, além de ser apresentador, criador de conteúdo digital e mestre de cerimônias. Iniciou em 2004 uma série de pesquisas e entrevistas para o livro “Fevereiro em Chamas”, contribuindo também para um trabalho acadêmico sobre narrativas midiáticas e opinião pública na cobertura dos incêndios do Edifício Joelma e da Boate Kiss. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp