26/01/2024 às 20h40min - Atualizada em 26/01/2024 às 20h40min

Concurso Público Nacional alcança 1 milhão de inscritos

Número foi registrado nesta sexta-feira (26); Candidatos podem se inscrever até 9 de fevereiro.

Redação
Agência Gov
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Um milhão de pessoas já se inscreveram no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A marca foi alcançada nesta sexta-feira (26). As inscrições foram abertas no dia 19 de janeiro e vão até o dia 9 de fevereiro. As taxas de inscrição são de R$ 90 para os cargos de nível superior e de R$ 60 para o bloco de cargos de nível médio.

O prazo para os candidatos solicitarem pedido de isenção da inscrição, conforme estabelecido em edital , se encerra nesta sexta-feira.

O que é o Concurso Público Nacional Unificado?
O Concurso Público Nacional Unificado é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O novo modelo consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do GOV.BR . Em seguida, é necessário fazer o login e seguir as orientações indicadas. No momento da inscrição, o candidato faz a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si.

O CPNU permitirá a inscrição para a disputa por vagas para mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático. Uma das vantagens é que o candidato pagará uma taxa de inscrição única. Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, baseada na nota alcançada.

O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos. A prova será realizada simultaneamente em 220 cidades do Brasil no dia 5 de maio.

Acesse a página do Concurso Público Nacional Unificado
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp