26/01/2024 às 20h17min - Atualizada em 26/01/2024 às 20h17min

Entenda como será a programação do Carnaval de Belo Horizonte – MG no Parque Municipal

O icônico espaço de lazer da capital mineira, que já recebe outros eventos municipais como a Virada Cultural e o Festival de Arte Negra, além de outras agendas privadas, estará disponível apenas para esta programação, com previsão de público para 4 mil pessoas por dia.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
O Parque Municipal Américo Renné Giannetti receberá o palco para a realização do Kandandu, programação do Carnaval de Belo Horizonte – MG que acontece nos dias 9 e 10 de fevereiro e reúne os blocos afro da cidade. O icônico espaço de lazer da capital mineira, que já recebe outros eventos municipais como a Virada Cultural e o Festival de Arte Negra, além de outras agendas privadas, estará disponível apenas para esta programação, com previsão de público para 4 mil pessoas por dia. 
 
“Ressaltamos que a apresentação dos blocos afro no Parque Municipal será em formato de show, em cima do palco. Não irão ocorrer cortejos nas dependências do Parque. As apresentações serão semelhantes às agendas que já ocorrem habitualmente no local. Além disso, haverá controle de acesso na área do show e limite de público e a Prefeitura de Belo Horizonte irá disponibilizar uma estrutura de atendimento caso os animais necessitem”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. 
 
A entrada ao evento é gratuita, mas haverá controle de acesso, com revista no local, além do gradeamento dos jardins mais próximos da área das apresentações. Importante ressaltar que, assim como em eventos de maior porte que utilizam a estrutura no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o palco para a programação do Kandandu será montado em uma área de gramado ao lado do Palácio das Artes. As demais áreas permanecerão abertas ao público para os diversos usos rotineiros do Parque (prática de esportes, uso de brinquedos, contemplação, etc). 
 
Em relação aos cuidadores dos gatos que são parceiros da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, eles poderão realizar normalmente suas atividades juntos aos animais nos dois dias de programação do Carnaval, dentro das normas e diretrizes já conhecidas e acordadas com a administração do espaço. 
 
Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá disponibilizar duas ambulâncias e equipe especializada em resgate de fauna para estarem no local, formada por quatro médicos-veterinários socorristas e bombeiros civis. Um dos veículos, que funciona como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, é totalmente equipado para atendimentos de emergência médica. Caso algum gato precise de atendimento, será conduzido ao Complexo Público Veterinário, valendo-se de toda a estrutura disponível no local, como raio-x, ultrassom e bloco cirúrgico capaz de realizar cirurgias de baixa e alta complexidade
 
Além da disponibilização da estrutura de atendimento aos gatos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá realizar o plantio de uma mini floresta com os blocos de rua do Carnaval de Belo Horizonte, a fim de compensar parte das emissões de CO2 geradas no evento. O plantio contemplará mudas frutíferas, que podem, além do mais, contribuir com a fauna local. Também será realizada a distribuição de kits de joaninhas em ações específicas, o cálculo das emissões geradas pelos trios elétricos e elaboração de uma cartilha com dicas de ações de sustentabilidade para o período do carnaval.
 
Kandandu 
O Kandandu, encontro de blocos afro da cidade, é uma manifestação artística construída coletivamente pela sociedade civil, Associação dos Blocos Afro de Minas Gerais (Abafro) e Belotur. 
 
O Carnaval está inseparavelmente ligado à cultura negra e esse encontro, que simboliza a abertura da folia na capital mineira, foi reconhecido pelo Ministério dos Direitos Humanos, em 2018, como uma das principais ações de promoção da igualdade racial do país. Os blocos afro realizam, durante todo o ano, trabalhos socioculturais, tornando-se polos de promoção, manutenção e compartilhamento de cultura afro-brasileira, por meio de suas práticas e projetos. A palavra Kandandu, que na língua africana kimbundu significa “abraço”, também expressa a união de filosofias, ideias, conhecimentos e vivências por meio da ancestralidade africana. 
 
O evento deste ano terá dois dias de apresentações artísticas dos blocos associados; Afoxé Bandarerê, Bloco Arrasta Bloco de Favela, Bloco Afrodum, Magia Negra, Oficina Tambolelê, Samba da Meia Noite e Swing Safado.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp