26/01/2024 às 13h41min - Atualizada em 26/01/2024 às 13h41min

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico lança tema para celebração do Dia Mundial da Água

ANA começará a Jornada da Água 2024 em 31 de janeiro com live para revelar o tema do Dia Mundial da Água e lançar publicação sobre o impacto da mudança do clima nos recursos hídricos do Brasil.

Redação
Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) revelará o tema para o Dia Mundial da Água 2024 no Brasil, que é celebrado anualmente em 22 de março. O lançamento do tema marcará o início da Jornada da Água 2024, na próxima quarta-feira, 31 de janeiro, às 16h, durante transmissão ao vivo pelo canal da Agência no YouTube. Na live também serão lançados o estudo da ANA sobre o impacto da mudança do clima nos recursos hídricos do Brasil e o hotsite temático da Jornada.
 
A Jornada da Água 2024 prevê uma série de atividades, campanhas e eventos durante todo o ano. O tema do Dia Mundial da Água que será apresentado na live será referência para as ações da Jornada, que foi concebida para sensibilizar a sociedade, os membros da Administração Pública, os atores dos setores de recursos hídricos e saneamento básico, entre outros entes estratégicos para o cuidado com as águas do Brasil. A live da próxima quarta-feira contará com a presença da diretora-presidente interina da Agência, Ana Carolina Argolo; dos diretores interinos Nazareno Araújo e Marcelo Medeiros; do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; além de outras autoridades do setor.
 
Como parte da agenda permanente da ANA no tema, o estudo Impacto da Mudança do Clima nos Recursos Hídricos do Brasil apresenta uma análise sobre como os recursos hídricos são afetados por alterações no clima e como podemos nos adaptar às incertezas do futuro. A publicação aborda, de forma inédita, os impactos da mudança do clima na disponibilidade hídrica, no planejamento e na gestão do setor de recursos hídricos e de saneamento básico.
 
O estudo também aponta as regiões que tendem a passar por maior escassez hídrica, em virtude de uma tendência na diminuição da disponibilidade de água, e regiões em que há tendência de aumento da disponibilidade hídrica e da sua variabilidade, inclusive pela ocorrência de eventos de chuvas intensas. A publicação traz, ainda, possíveis cenários futuros com integração entre as diferentes bacias hidrográficas e unidades federativas, oferecendo resultados únicos e inéditos para os órgãos gestores estaduais, os comitês de bacias hidrográficas e para qualquer usuário de recursos hídricos. 
 
Outro lançamento previsto para 31 de janeiro será o hotsite da Jornada da Água 2024, que apresentará o tema, disponibilizará publicações e materiais de comunicação para download e trará informações da ANA sobre a temática anunciada para este ano. Nesse espaço será divulgado o calendário de eventos associados ao tema da Jornada, que poderão ser submetidos por qualquer instituição via formulário on-line.
 
Para mais informações sobre o evento, envie e-mail para [email protected].
 
O Dia Mundial da Água
Em 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água em solo brasileiro. A data foi lançada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92, no Rio de Janeiro, como um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta as questões essenciais que envolvem os recursos hídricos no planeta.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp