25/01/2024 às 17h12min - Atualizada em 25/01/2024 às 17h12min

Prefeitura de Belo Horizonte – MG e blocos de carnaval promovem encontro sobre prevenção e promoção à saúde

Com o “Bloco da Prevenção”, a Coordenação Municipal de Saúde Sexual e Atenção às IST, Aids e Hepatites Virais repassará orientações, além de disponibilizar preservativos, gel lubrificante e informações sobre acesso à rede de saúde sexual.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Bruno Figueiredo/Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde e a Belotur promovem, nesta quinta-feira (25), das 18h30 às 20h, um encontro on-line com os representantes dos blocos do Carnaval de Belo Horizonte para discutir as campanhas de prevenção e promoção dos serviços de saúde ofertados pela Prefeitura de Belo Horizonte – MG. Interessados em participar da reunião devem acessar este link.

Com o “Bloco da Prevenção”, a Coordenação Municipal de Saúde Sexual e Atenção às IST, Aids e Hepatites Virais repassará orientações, além de disponibilizar preservativos, gel lubrificante e informações sobre acesso à rede de saúde sexual.

As ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) durante o período de carnaval são fundamentais para a redução dos índices de infecção por HIV, sífilis, hepatites virais adquiridos por contato sexual. Os blocos ficarão responsáveis pela retirada de folders e distribuição de insumos durante os ensaios e cortejos.

Cada bloco poderá receber até 2,9 mil preservativos externos e 750 preservativos internos, além de 2 mil unidades de gel lubrificante. Até o momento, já foram retirados com as equipes da SMSA 59 mil preservativos e 31 mil unidades do gel. As solicitações de material devem ser feitas no formulário on-line. O preenchimento precisa ser realizado pelo menos 3 dias antes da data de retirada dos preservativos. Os blocos receberão um e-mail de confirmação com as informações de recebimento.

“A parceria com os blocos fortalece e amplia as ações de prevenção às IST, uma vez que conscientizamos os organizadores sobre a importância das medidas de prevenção desde o momento dos ensaios. Nos últimos anos, temos reforçado essa cooperação, momento no qual eles podem expor suas dúvidas e fazer sugestões. Os blocos são os grandes catalisadores da festa e também de conscientização”, ressalta a coordenadora da Coordenação de Saúde Sexual e Atenção às IST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane Hernandes.

Prevenção na folia
Durante os quatro dias do Carnaval 2024, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a BHTrans, vai distribuir preservativos internos e externos, gel lubrificante, autoteste HIV e folders em dois postos fixos do “Posso Ajudar”, localizados na Rua Tamoios com Rua Rio de Janeiro; e na Rua da Bahia com Rua Santos Dumont
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp