23/01/2024 às 19h11min - Atualizada em 23/01/2024 às 19h11min

Zoológico de Belo Horizonte – MG completa 65 anos com programação educativa e lúdica

O Zoo de BH integra parte da história de muitos belo-horizontinos, que serão estimulados a ativarem suas lembranças na exposição que mostra a evolução da instituição durante todo esse tempo, além de registros de animais que são os preferidos do público.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Suziane Brugnara/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
O Zoológico de Belo Horizonte – MG completa 65 anos nesta quinta-feira (25) e a Prefeitura de Belo Horizonte vai comemorar a data em dois dias, na quinta-feira e no domingo (28), com atividades lúdicas, educativas, além de jogo e exposição que contam um pouco da história da instituição.

O Zoo de BH integra parte da história de muitos belo-horizontinos, que serão estimulados a ativarem suas lembranças na exposição que mostra a evolução da instituição durante todo esse tempo, além de registros de animais que são os preferidos do público. O jogo “Quiz Zoo BH – 65 anos de história” também traz curiosidades e o resgate das tradicionais visitas de grupos familiares e escolares.

Para presentear os grandes protagonistas das comemorações, os animais, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) montou um roteiro especial com surpresas em forma de enriquecimento ambiental. Os animais vão ganhar objetos interativos e um cardápio com bolos, guloseimas naturais, bandejas especiais de verduras, castanhas e frutas, tudo de acordo com as necessidades e preferências de cada espécie.

O público poderá acompanhar, em horários específicos, a entrega das surpresas, que será feita por tratadores e técnicos do Zoo. Dentre os animais que serão presenteados, estão o leão Lolek, a família de gorilas, os elefantes Axé e Jamba, além do lobo-guará e pequenos primatas.

Para que o público possa conhecer um pouco mais os aspectos alimentares e de enriquecimento ambiental dos recintos dos animais, serão oferecidas, no domingo, as atividades “Fique por dentro da dieta e da alimentação dos animais”, abordando tabelas nutricionais e amostras de dietas; e “Fique por dentro do enriquecimento ambiental”, com a apresentação de técnicas do programa de bem-estar animal, destacando sua importância para a fauna que está sob cuidados humanos.

Trabalho do Zoo contribui para a conservação das espécies
Nascimentos e chegadas de novos animais no Zoo de BH são sempre comemorados. Para que isso ocorra, há muito trabalho técnico e preparação prévia, exigindo processos e manejos específicos de acordo com cada espécie que chega ou que nasce na instituição.

O ano de 2023 foi marcado por importantes nascimentos: um cervo-do-pantanal, um tamanduá-bandeira e um mico-leão-de-cara-dourada, espécies constantes na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, além de um tamanduá-mirim, cuja população total na natureza vem sofrendo expressivo e rápido declínio.

A instituição também recebeu 24 novos indivíduos, dos quais destacam-se um casal de mutuns-do-sudeste e seis araras-azuis-de-lear, espécies classificadas como “em perigo” de extinção e pertencentes aos planos de conservação para as espécies. Também passaram a integrar o plantel, duas fêmeas de tamanduá-mirim, provenientes do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/INEMA/Bahia), que foram resgatadas ainda filhotes e encontradas sozinhas, sem as mães, que provavelmente foram mortas por atropelamento ou pelo ataque de algum predador; e duas onças pardas, resultantes de movimentação entre zoológicos para a manutenção de populações de segurança.

Atualmente, o Zoo de BH abriga cerca de 3.700 animais de 220 espécies distintas de animais silvestres, distribuídos em 292 recintos ambientados e adequados legalmente para cada uma dela, considerando o indivíduo ou o grupo de indivíduos. Desses, 78% são da fauna nacional, com grande percentual proveniente de apreensões do IBAMA, Instituto Estadual de Florestas (IEF), programas de resgate de fauna e crimes ambientais; os outros 22% são da fauna exótica. Os animais também chegam ao Zoo de BH por meio de Planos de Conservação, permutas entre instituições e dos nascimentos no próprio Zoo. O plantel conta com 10% das espécies classificadas na categoria ameaças de extinção.

Programação de aniversário

Quinta-feira (25)
•    Exposição “Zoológico de BH... Ontem e hoje”
Local: saguão da sede administrativa
•    Quiz “ZooBH: 65 anos de história”
Local: quiosque (9h às 11h30 e 13h30 às 16h)
•    Surpresa para os animais
Gorilas

Local: recinto dos gorilas (9h30)
Leão
Local: recinto do leão (10h30)
Elefantes
Local: recinto dos elefantes (11h30)
Lobo-Guará
Local: recinto do lobo-guará (14h)
Pequenos primatas 
Local: recinto pequenos primatas (14h30)
Papagaios
Local: recinto dos papagaios (15h)

Domingo (28)
•    Exposição “Zoológico de BH... Ontem e hoje”
Local: saguão da sede administrativa
•    Quiz “ZooBH: 65 anos de história”
Local: quiosque (9h às 11h30 e 13h30 às 16h)
•    Surpresa para os animais
Gorilas
Local: recinto dos gorilas (10h)
Pequenos primatas
Local: recinto pequenos primatas (11h)
Leão
Local: recinto do leão (13h)
Lobo-guará
Local: recinto do lobo-guará (14h)
Elefantes
Local: recinto dos elefantes (15h)
•    Atividade “Fique por dentro do enriquecimento ambiental”
Local: recinto dos elefantes (9h às 11h30)
•    Atividade: “Fique por dentro da dieta e alimentação dos animais”
Local: recinto do meu (13h30 às 16h)
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp