22/01/2024 às 15h49min - Atualizada em 22/01/2024 às 15h49min

No aniversário de São Paulo – SP, Jardim Botânico promove edição de verão do Salão de Botânica

Evento também contará com visita guiada pelo parque, palestras, oficinas e observação de aves.

Redação
Foto: Reserva Parques/Salão de Botânica – Edição Verão vai de 25 a 28 de janeiro com atividades especiais
No próximo dia 25 de janeiro começa a edição de verão do Salão de Botânica, na zona sul da capital. O evento ocorre até o dia 28 e é uma oportunidade para o público conhecer coleções históricas de plantas, além de curiosidades sobre espécies nativas, exóticas e ameaçadas de extinção. O objetivo do encontro é fomentar o conhecimento sobre a flora, além da importância da conservação. 
 
Entre as atrações está uma ampla amostra da coleção de Orquídeas e Bromélias exclusivas. Sucesso na edição de inverno, as plantas carnívoras estão garantidas na exposição. Elas possuem características únicas às quais permitem capturar e digerir pequenos animais a fim de obter nutrientes.
 
Algumas têm folhas em forma de armadilhas que fecham rapidamente quando o inseto toca seus “pelos”; outras obtém o alimento por meio de líquidos digestivos que afogam suas presas após atraí-las. Essas plantas possuem dieta variada incluindo insetos, aranhas, crustáceos e até mesmo pequenos vertebrados, embora este último caso seja mais raro.
 
Os visitantes poderão observar ainda exemplares comumente encontrados nas residências, a exemplo das suculentas e cactos conhecidos por suas adaptações especiais para armazenar água em folhas, caules ou raízes, o que os permitem sobreviver em ambientes áridos e com escassez hídrica.  Também haverá exposição de fotografias com registros de aves raras e a localização de ninhos e de produtos de abelhas brasileiras sem ferrão como mel, própolis e cera.
 
Novidades
O Salão de Botânica – Verão contará ainda com atividades* promovidas pela equipe de educação ambiental, sem custo adicional para o público que adquirir o ingresso do Jardim Botânico. Para garantir a vaga, as inscrições podem ser feitas por meio do link: https://linktr.ee/reservapaulista?fbclid=PAAaaEWGOXO2DASE_uK7pylrqFHuib7yOCBqekHU1OD3ZKZXV2YZDo6vUniYs
 
Passarinhada
No dia 26 de janeiro, a partir das 7h, com saída da bilheteria, o público pode avistar e saber mais sobre as aves que habitam a Mata Atlântica na região.
 
Palestra sobre observação de aves e ciência cidadã
A partir das 10h, o biólogo e guia de observação de aves, Alex Mesquita, ministra palestra no espaço Casarão.
 
Oficina de confecção de mini terrários
Também em 26 de janeiro, às 14h30, na área de piquenique, aprenda a criar seus próprios ecossistemas em pequenos recipientes. Esta é uma oportunidade para quem se interessa pelo tema ou simplesmente deseja experimentar algo novo.
 
Oficina de cuidados e cultivo de orquídeas
Em 27 de janeiro, às 10h30, no espaço Salão de Botânica será promovida a oficina onde o visitante poderá explorar tudo o que precisa saber para manter suas orquídeas saudáveis e floridas. Nessa oficina serão abordados tópicos como os diferentes tipos, técnicas de replantio, rega adequada, adubação, controle de pragas e muito mais.
 
Caminho das Águas: uma caminhada histórica pelo Jardim Botânico
Já em 28 de janeiro, a partir das 14h30, com saída do Museu Botânico, os visitantes serão guiados pelas trilhas do jardim que abriga as nascentes do famoso Riacho do Ipiranga.
 
Sobre o Jardim Botânico de São Paulo – SP  
O Jardim Botânico de São Paulo é uma instituição reconhecida nacionalmente, dedicada à pesquisa, conservação e educação sobre a flora brasileira. Desde a sua fundação, tem sido um importante centro de referência para a botânica no Brasil e contribuído significativamente para a proteção do patrimônio natural do país. 

Serviço 
Salão de Botânica 
A programação pode ser alterada em razão das condições climáticas
Veja imagens do Jardim Botânico e da edição anterior de inverno (fotos: Reserva Parques) https://we.tl/t-MEaOKu818s
Data: 25 a 28 de janeiro
Horário: das 9h às 17h O grupo inscrito na Passarinhada poderá entrar no local a partir das 7h
Local: Jardim Botânico 
Endereço: Av. Miguel Estefno, nº 3031 (Água Funda) – São Paulo – SP 
Ingressos e informações: A partir de R$ 19,90 (inteira para compra antecipada no site) 
https://jardimbotanico.com.br/ 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp