19/01/2024 às 20h36min - Atualizada em 19/01/2024 às 20h36min

Carteira de Trabalho Digital teve 685 milhões de acessos e 14 milhões de novos usuários em 2023

Desde o seu lançamento, em 2019, a Carteira de Trabalho Digital já teve mais de 1.8 bilhão de acessos.

Redação
Agência Gov
Foto: Divulgação
A Carteira de Trabalho (CTPS) Digital registrou mais de 685,2 milhões de acessos em 2023, somando um total de mais de 1.8 bilhão de acessos, desde o seu lançamento em 2019.  Os acessos virtuais ocorreram tanto por meio do aplicativo quanto pelo portal Gov.br. No mês de dezembro, o aplicativo atingiu a marca de 70 milhões de trabalhadores habilitados, tendo 14 milhões de novos usuários no ano.
 
O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital reúne os principais serviços do Ministério do Trabalho e Emprego, disponibilizando ao cidadão sua qualificação civil, o acompanhamento da sua vida laboral, permitindo-o fiscalizar as movimentações de seus contratos de trabalho e, no momento de desligamento de seu vínculo, realizar a solicitação do Seguro-Desemprego.
 
De dezembro/2019 a dezembro/2023, foram realizados 27,1 milhões de requerimentos de seguro-desemprego, sendo 67% deles (18,2 milhões) por meios eletrônicos (aplicativo e site). Só em 2023, do total de 7,1 milhões de trabalhadores que solicitaram o seguro-desemprego, mais de 75% dos requerimentos foram realizados pelos canais digitais do MTE.
 
Outros serviços, como a apresentação de recurso contra eventual indeferimento do Seguro-Desemprego e o acompanhamento do Abono Salarial, também podem ser feitos de forma virtual por meio da Carteira de Trabalho Digital.
 
A plataforma, que é desenvolvida pela Dataprev para o Ministério do Trabalho e Emprego, trouxe muito mais praticidade e rapidez nos processos de admissão, demissão e atualização dos dados (como férias, alterações de função etc.). Com ela, os documentos ficam em dia de forma mais rápida, tendo os dados seguros de forma digital, e permitindo ao trabalhador acessar os seus dados a qualquer momento.
 
Carteira de Trabalho Digital
O documento digital passou a substituir o documento físico de papel em 2019, sendo emitida automaticamente para todo brasileiro ou estrangeiro que tenha inscrição no Cadastro das Pessoas Físicas (CPF). Dessa maneira, não é mais necessária a emissão do documento físico em papel para contratação por meio do eSocial.
 
Saiba como Acessar
Para acessar a CTPS Digital, o cidadão pode baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual de dispositivos IOS e Android ou acessar pelo site https://www.gov.br/ptbr/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho 
 
Para os cidadãos que ainda não possuem cadastro no Gov.BR, é necessário realizar o processo de registro. Para aqueles que já estão cadastrados, basta acessar a plataforma utilizando as informações de login e senha.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp