05/01/2024 às 13h27min - Atualizada em 05/01/2024 às 13h27min

2ª edição do Memory Day: passeio ciclístico irá homenagear as vítimas do rompimento da barragem da Vale

No mês em que a tragédia-crime completa 5 anos, ação faz parte das atividades de mobilização que buscam lembrar que, até hoje, ninguém foi responsabilizado pela justiça e punido pela morte das 272 vítimas. Pedal pela cidade de Brumadinho acontece dia 21 de janeiro, com concentração às 7h na Praça das Joias. Inscrições: (31) 98899-7282, com Rúbia.

Redação
Foto: Alexandre Araújo – 1ª edição do Memory Day foi realizada nos 4 anos da tragédia-crime da Vale
A cidade de Brumadinho – MG receberá, no próximo dia 21 de janeiro, a 2ª edição do Memory Day, passeio ciclístico em homenagem às 272 vítimas fatais do rompimento da barragem da Vale. A ação compõe o segundo dia de atividades que estão sendo organizadas pela Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão-Brumadinho (AVABRUM), neste mês em que se completam 5 anos da tragédia-crime. No 5º ano da tragédia-crime, a associação realizará 05 dias mobilizações em prol de encontro das três vítimas ainda não localizadas, memória, direito dos familiares e não repetição do crime da Vale. Até hoje, ninguém foi responsabilizado e punido pela justiça penal pelas mortes.
 
O passeio ciclístico terá concentração às 7h na Praça das Joias, ao lado do letreiro de Brumadinho. Promovida em parceria com o grupo Pedalantes Mário Campos (@pedalantesmariocampos.mtb) e o apoio do projeto Legado de Brumadinho*, a ação vai entregar para cada ciclista, para fixar na sua bike, uma placa com o nome de uma Joia, como é carinhosamente chamada cada uma das vidas perdidas na tragédia.
 
Inscrições
As inscrições para a atividade são gratuitas, mediante troca por um kit de higiene pessoal que deve conter 3 escovas de dentes, 3 sabonetes, 3 cremes dentais e 1 pacote de absorvente feminino. Os interessados devem fazer as inscrições através do número (31) 98899-7282, com Rúbia.
 
Além do Memory Day, a AVABRUM promove este mês de janeiro em homenagem às vítimas, um seminário, uma carreata e o Ato 5 Anos Sem Justiça. Confira a programação completa abaixo
 
Serviço
5 Anos do Rompimento da Barragem da Vale
 
Dia 21 – Domingo
O quê: 2ª edição do Memory Day, Passeio Ciclístico em Homenagem às Vítimas
Horário: 7h (Concentração na Praça das Joias)
Percurso: Saída às 8:30 para o passeio ciclístico pela cidade de Brumadinho
Inscrições gratuitas: Troca por kit higiene pessoal: 3 escovas de dentes, 3 sabonetes, 3 cremes dentais e 1 pacote de absorvente feminino
Informações: (31) 98899-7282 (Rubia)
 
Dia 22 – Segunda-feira
O quê: Seminário “5 Anos Sem Justiça – Rompimento da Barragem da Vale em Brumadinho – 272 mortes”
Horário: as 8h às 17h
Local: Câmara Municipal de Brumadinho
Programação: a definir
 
Dia 24 – Quarta-feira
O quê: Carreata da Justiça
17h00: Concentração no Cemitério Parque das Rosas
19h30: Momento de Louvor na Praça das Joias
 
Dia 25 – Quinta-feira
Ato de 5 Anos
10h30: Concentração na Praça das Joias
11h30: Letreiro de Brumadinho
 
*Projeto realizado com recursos destinados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho em 25/01/2019, que ceifou 272 vidas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp