03/01/2024 às 18h31min - Atualizada em 03/01/2024 às 18h31min

Foliões, turistas e ocupação hoteleira: entenda o crescimento do Carnaval de Belo Horizonte – MG

Com uma folia descentralizada, diversa, segura e inclusiva, a festa da capital mineira vem comemorando bons números durante a atual gestão municipal.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Júlia Lanari
Organizado de maneira espontânea e tendo como um dos principais atrativos a essência democrática e plural, o Carnaval de Belo Horizonte – MG vem se consolidando a cada ano como uma das mais importantes atividades turísticas da cidade, gerando emprego e renda, e atraindo visitantes de todas as partes do país. Com uma folia descentralizada, diversa, segura e inclusiva, a festa da capital mineira vem comemorando bons números durante a atual gestão municipal.
 
Desde 2017, se observa um aumento gradativo no número de foliões durante o período do carnaval. Em 2023, Belo Horizonte teve 5,2 milhões de foliões nas ruas, um aumento de mais de 150% em relação aos foliões de 2016. Em relação aos turistas, houve um crescimento de mais de 100%, passando de 96 mil em 2016 para 226 mil na última edição.
 
Outro fator que evidencia o crescimento do número de turistas na festa belo-horizontina são os dados de ocupação hoteleira no período de folia na cidade. Na edição de 2023, o Carnaval de Belo Horizonte movimentou todo o setor hoteleiro da cidade. A taxa média de ocupação da capital mineira atingiu 68,92% e apresentou um melhor desempenho no dia 18, com 78,9%. Já a região Centro-Sul alcançou a média de 71,27%, com melhor performance no dia 18, quando chegou a 80,64%. O índice dos dias 20 e 21 de fevereiro também foi positivo. A região Centro-sul apresentou média de 72,15% e as demais regiões (Pampulha / Cidade Nova), 65,94%. Comparado com o ano de 2016, em que a taxa de ocupação hoteleira no período foi de 47,57%, observa-se um crescimento de aproximadamente 45%. Todos os dados sobre a ocupação hoteleira da cidade são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIHMG).
 
Nas pesquisas de satisfação realizadas pelo Observatório do Turismo de Belo Horizonte, a folia da capital mineira também tem uma boa média de avaliação. De acordo com os resultados encontrados, a avaliação média geral do Carnaval de 2023 foi de 8,7. A marca de 44,15% dos moradores e visitantes tiveram as expectativas atendidas em relação ao evento e, para 31,55%, elas foram superadas. Estes resultados destacam que há satisfação com a experiência vivida na cidade no período. Dentre os visitantes que declararam ter participado em edições anteriores, 54,4% afirmaram que o evento melhorou e mais de 95% afirmaram que pretendem voltar na próxima edição do Carnaval de Belo Horizonte.
 
Moradora da cidade de São Paulo, a farmacêutica Bruna Maximino participou da edição de 2023 do Carnaval de Belo Horizonte e pretende voltar em 2024.
 
“A festa na capital mineira está no mesmo nível dos grandes carnavais do Brasil. Na edição deste ano, percebemos uma folia segura, diversa, abordando temas sociais relevantes para o debate público. A ideia é voltar em 2024 para mais uma maratona de alegria nos blocos da cidade”, afirma Bruna.
 
A pesquisa ainda destaca que, dentre os foliões, 84,9% são moradores e 15,1% são visitantes. A maioria dos visitantes é originário do interior de Minas Gerais (65,7%), seguido por São Paulo (11,8%), Espírito Santo (4,1%) e Rio de Janeiro (3,0%). Quando observamos em nível de cidades emissoras, as principais cidades são: São Paulo – SP (8,3%); Lavras – MG (6,5%), Divinópolis – MG (4,1%), Juiz de Fora – MG (3,5%). A estimativa do número total de turistas na cidade foi de 226 mil pessoas (15,1% dos participantes).
 
“Observamos nos últimos anos uma manifestação popular alegre, orgânica e reconhecida pelos foliões como um carnaval seguro, limpo e que orgulha todos nós belo-horizontinos, crescendo cada vez mais em todos os índices. Com o apoio do prefeito Fuad Noman (PSD), já estamos fechando os últimos detalhes para a festa de 2024, que também promete ser histórica”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp