28/12/2023 às 13h47min - Atualizada em 28/12/2023 às 13h47min

Iate Clube do Rio de Janeiro recebe Campeonato Sul Americano de Vela

Classe Internacional 420 disputará o torneio que já conta com mais de 8 países representantes.

Redação
Foto: Divulgação
Até sexta-feira, 30 de dezembro de 2023, o Iate Clube do Rio de Janeiro sedia o Campeonato Sul Americano de Vela, onde os velejadores da Classe 420 disputam um intenso campeonato. Estão 48 barcos, representando 9 países: Argentina, Austrália, Alemanha, Brasil, Inglaterra, Nova Zelândia, Portugal, Espanha e Ucrânia.

Organizado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro em cooperação com a Associação da Classe Internacional 420, o evento esportivo conta com o apoio da CBVela, FEVERJ, 2Sport, Nautivela e Prefeitura Municipal do Rio Janeiro – RJ.
 
Dentre as categorias, as regatas contarão com equipes abertas e mistas, além das tripulações femininas e também equipes Sub-17.
 
O Campeonato, já consolidado no meio dos esportes náuticos, é um sucesso a cada edição, apresentando diversos barcos, manejados por atletas iniciantes no esporte, como os já renomados. A Classe 420 é um barco de corrida de trapézio e spinnaker para duas pessoas de desempenho mundial estabelecido que detém o status de World Sailing International Class. Na Classe 420 as duplas podem ser formadas para as categorias masculino, feminino e mista.
 
Para Anna Laura Secco - Subsecretária executiva de esportes da Prefeitura do Rio, é um prazer participar de um evento como este.
 
“Este campeonato proporciona aos atletas o privilégio de competir em um dos cenários mais bonitos do mundo, com o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor de pano de fundo. Essa é a primeira vez que a Prefeitura apoia uma competição de vela e pretendemos seguir com essa parceria. Desejamos muitos bons ventos aos atletas”, conta.
 
Dentre os apoiadores, está a 2Sport, startup que desenvolve um amplo trabalho de promoção de saúde e bem estar de atletas e esportistas, apoiando no crescimento, como também no suporte a clubes e federações.
 
Luísa Gandolpho, velejadora e empresária à frente da 2Sport, comenta sobre o nível técnico e importância da promoção de campeonatos aos atletas.
 
“Com o apoio da Prefeitura, o Campeonato Sul-Americano de 420 no Brasil promete reunir as maiores promessas e entusiastas da vela, celebrando a paixão pelo esporte e a competitividade em um cenário deslumbrante, que é o Rio de Janeiro”, revela Luísa.
 
Já sobre os atletas participantes, vale destacar a participação das duplas Joana Gonçalves e Gabriela Vassel, que conquistaram a medalha de Ouro no feminino no Campeonato Mundial da Juventude, realizado em Búzios, no começo do mês; Lucas Freitas e Victoria Back, que neste mesmo Mundial ficaram na 4ª colocação na categoria Masculino. E também a dupla Gustavo Glim e Luiza Madureira que são os atuais campeões mundiais da categoria mista.
 
O campeonato será aberto a convidados, porém interessados em prestigiar, que estiverem pelo Aterro do Flamengo, poderão acompanhar a largada, no entorno, apreciando um bonito movimento das velas, ao passarem pelo local.
 
Cronograma
6.1 Calendário de corridas:
  • 28/12/23 13h – Regatas do dia
  • 29/12/23 13h – Regatas do dia
  • 30/12/23 13h – Regatas do dia
  • 18h – Entrega de Prémios
Serviço
Agenda dos próximos campeonatos
Campeonato Sul-Americano
Local: Iate Clube do Rio de Janeiro
Data: Até dia 30 de dezembro
Horário: 9h
Campeonato Mundial
Local: Iate Clube do Rio de Janeiro
Data: 03 a 10 de janeiro
Horário:
Instagram ICRJ: @iateclubedoriodejaneiro
Instagram 2Sport: 2sportoficial
Informações:  Ricardo Baggio | Email: [email protected]
Acesse o site do Iate Clube Rio:  https://www.icrj.com.br/iate
Conheça mais sobre a 2Sporthttps://2sport.com.br/
Endereço: Iate Clube do Rio de Janeiro – Av. Pasteur, nº 333 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp