20/12/2023 às 11h03min - Atualizada em 20/12/2023 às 11h03min

Ações da Petrobras já subiram quase 90% no primeiro ano do governo Lula

Comportamento do papel na gestão de Jean Paul Prates foi decisivo para a valorização do Ibovespa.

Redação
Jornal O Globo
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
As ações da Petrobras registraram um aumento significativo em 2023, contribuindo substancialmente para o crescimento de mais de 20% do Ibovespa durante o ano. A empresa estatal, com grande influência no índice, foi um fator decisivo para esse desempenho. Até o encerramento das atividades na última terça-feira, o Ibovespa acumulava um crescimento de 20,15% em 2023.
 
De acordo com a Economática, uma empresa de análise de dados financeiros, a valorização teria sido de apenas 11,52% sem as ações da Petrobras, segundo aponta reportagem do jornal O Globo. Estas ações, tanto ordinárias (PETR3) quanto preferenciais (PETR4), representam aproximadamente 11,5% do índice.
 
Durante o ano, as ações ordinárias da Petrobras (PETR3) tiveram uma valorização de 69,57%, enquanto as preferenciais (PETR4) subiram 89,27%. No fechamento do último pregão, as ações foram negociadas a R$ 38,04 e R$ 36,25, respectivamente. A influência da Petrobras no mercado foi mais acentuada em outros momentos do ano, mas o impulso do Ibovespa em novembro, com seu melhor desempenho mensal em três anos, contribuiu para a recuperação de outros ativos do índice.
 
A gestão da Petrobras passou por mudanças significativas desde o primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desde então, a empresa teve dez presidentes, com Jean Paul Prates sendo o mais recente, aprovado para assumir a presidência até a próxima assembleia de acionistas em abril.
 
A retomada da confiança no potencial da Petrobras contribuiu para o desempenho positivo das ações. O receio inicial de maior interferência governamental na gestão da empresa não se concretizou, e a Petrobras continuou a apresentar um desempenho financeiro sólido, com a manutenção de dividendos atrativos e uma geração de caixa positiva. Além disso, as mudanças na política de preços, apesar de incertezas, não se mostraram tão disruptivas quanto se temia inicialmente.
 
Para 2024, as expectativas são de continuidade do desempenho positivo da Petrobras, embora em menor escala, sujeitas à dinâmica do mercado de petróleo e à ausência de interferências políticas. A Petrobras, com sua alta liquidez, permanece um ativo atraente para investidores, tanto nacionais quanto estrangeiros, contribuindo significativamente para o sucesso do Ibovespa em 2023.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp