19/12/2023 às 22h02min - Atualizada em 19/12/2023 às 22h02min

Dicas para cuidar do seu pet nas festas de fim de ano

Mars Petcare compartilha algumas recomendações para proporcionar bem-estar aos animais de estimação durante as celebrações.

Redação
Foto: Divulgação/Mars Petcare
O final do ano chegou e muitos tutores começam a se preocupar com o conforto dos pets, já que nessa época as comemorações e os fogos de artifício podem causar desconfortos aos gatos e cães.
 
Com as tradições gastronômicas, os cuidados precisam ser redobrados para garantir a saúde e o bem-estar dos pets, seja no Natal ou no Ano Novo.
 
Pensando nisso, a Mars Petcare, detentora das marcas ROYAL CANIN®, PEDIGREE® e WHISKAS®, lista algumas dicas importantes para os tutores evitarem imprevistos nesse período. Confira!
 
Cuidado com os enfeites
As luzes das árvores de Natal provocam a curiosidade dos animais, que podem mastigar e engolir os objetos. O ideal é evitar decorações que possam quebrar em pedaços e ser ingeridas, podendo provocar perfurações intestinais. 
 
Não compartilhe a ceia do Natal e do Ano Novo
Alguns alimentos causam alterações gastrointestinais discretas ou graves em gatos e cães, podendo até serem tóxicos, como por exemplo: uva e uva passa, alho e cebola, xylitol, chocolate, macadâmia e lúpulo. Importante lembrar aos convidados que compartilhar comida de humanos com os pets pode ter consequências graves para a saúde deles.
 
Fuja dos rojões e fogos de artifícios
Por conta da audição mais sensível, gatos e cães sentem incômodos que podem se manifestar por meio de tremores, de latidos e/ou de tentativas de fuga. O ideal é não deixar o animal sozinho e, caso seja possível, isolar o som e a iluminação para diminuir o estresse. A dica é deixar o pet em um local familiar, com som ambiente como, por exemplo, TV ou rádio ligados em volumes apropriados, além de água e alimento disponíveis. Isso pode colaborar a reduzir a ansiedade e disfarça o barulho.
 
Mantenha seu pet longe dos utensílios descartáveis da festa
É importante prestar atenção aos objetos que o pet pode engolir. Copos plásticos, guardanapos e todo o lixo da festa devem ser sempre jogados em local apropriado e fora do alcance dele, para que não gere um problema sério, caso o animal de estimação venha a ingerir algo.
 
Durante a festa
A decisão de mantê-lo junto durante a festa ou isolado vai depender do perfil e comportamento de cada pet, se ele normalmente lida bem com visitas e barulhos. Há pets que se estressam na interação com pessoas diferentes e costumam se esconder quando chegam visitas, principalmente gatos.
 
Fim da festa
Ao terminar a festa, certifique-se de que o pet está em casa e não escapou durante a despedida dos convidados. A agitação da saída das pessoas pode confundi-lo e, caso esteja estressado, pode ser a oportunidade perfeita para uma possível fuga. Uma ótima dica é identificar seu pet com plaquinha com o nome e telefone de contato. Fique atento!
 
Contato de emergência
Tenha sempre em mãos o contato do Médico-Veterinário do seu pet, se observar qualquer comportamento, reação estranha ou diferente no pet.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp