17/12/2023 às 01h15min - Atualizada em 17/12/2023 às 01h15min

O artista JB Rico, neste domingo (17) estará no Parque Buenos Aires, em Higienópolis, São Paulo – SP

Neste domingo (17) das 10h às 16h, o artista plástico JB Rico estará presencialmente com suas obras, em uma exposição no Parque Buenos Aires, à Av. Angélica, nº 1500, bairro de Higienópolis, São Paulo – SP. Esta exposição faz parte do Programa Municipal Mãos e Mentes Paulistanas (PMMP), cuja proposta é incentivar a arte e dar exposição a artistas como JB Rico e muitos mais.

Redação
Foto: JB Rico
JB Rico, o pai de santo que virou pintor, tem mais de 60 obras de pintura em acrílico sobre tela e, sobre MDF. As telas que variam entre 70 cm e 150 cm e têm sido trabalhadas no dia a dia de JB Rico, que hoje é aposentado e mora com a família, em São Paulo – SP. A venda das obras, segundo ele, visa a ajudar em suas despesas médicas e cuidados com sua saúde.
 
Sincretismo religioso
Uma das temáticas preferidas de JB Rico é a inspirada por sua religião, o Candomblé, cuja matriz é africana, trazida pelos escravos, mas que hoje é uma das expressões do chamado sincretismo religioso. Na época, o catolicismo imposto pelos senhores de escravos acabou se misturando com a cultura dos povos escravizados, criando assim, várias expressões de fé – religiões afro-brasileiras.
 
O artista é neto de uma escrava, da qual herdou a dedicação aos orixás. Nascido em Paraibuna – SP, hoje mora na Capital e se auto define como “impressionista”. Ele conta que começou a pintar aos 18 anos e até hoje é a arte que pauta o seu dia e suas expressões. É pai de santo do Candomblé, por devoção, e já foi vendedor, por vocação. Como autodidata, iniciou com estilo primitivista e aos poucos foi introduzindo em sua arte, um traço forte e imaginação fértil, passando para o impressionismo.
 
Na casa onde vive, azulejo da cozinha, armarinho do banheiro, uma panela que caiu em desuso, portas entre um cômodo e outro e até pedaços de madeira deixados no quintal viram arte. “Quando eu percebo, já pintei tudo que vi pela frente, porque é a arte que me conduz”, relata JB Rico, enquanto exibe seus trabalhos, na casa onde vive, no bairro da Lapa, zona Oeste de São Paulo.
 
Para aquisição das obras, independente da exposição, basta enviar mensagens para (12) 99760-2118, com Carlos Alberto, ou ligar para o (11) 3022- 6345. O pagamento pode ser feito por meio de cartão de crédito, em até 3 vezes. Aceita-se PIX.
 
Serviço Arte no Natal
São Paulo
Dia 17/12
Das 10h às 16h
Parque Buenos Aires
Av. Angélica, nº 1.500 – Higienópolis – São Paulo – SP
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp