13/12/2023 às 12h26min - Atualizada em 13/12/2023 às 12h26min

Governo celebra resultados da COP 28 nos Emirados Árabes

Em decisão histórica, evento em Dubai tratou, pela primeira vez de forma explícita, do tema de combustíveis fósseis, estabelecendo objetivos globais para a transformação de sistemas energéticos rumo à neutralidade climática até 2050.

Redação
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da Republica
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República – Presidente Lula na abertura da COP 28: Brasil participou ativamente das discussões em Dubai, nos Emirados Árabes
Foi concluída nesta quarta-feira (13) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a 28ª Conferência das Partes (COP28) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). A COP28 aprovou por consenso a candidatura do Brasil para sediar a COP30, em 2025, a ser realizada em Belém – PA. A COP29 será no Azerbaijão.
 
O principal resultado das negociações da COP de Dubai foi a conclusão do primeiro balanço global sob o Acordo de Paris, que avaliou o estado da arte da resposta global à mudança do clima. Ao reconhecer o senso de gravidade e urgência alertado pela ciência, o balanço global apontou avanços na luta climática desde a adoção do Acordo de Paris, identificando, porém, lacunas significativas de implementação de compromissos climáticos, principalmente por parte de países desenvolvidos, em termos de esforços passados de cortes de emissões e de obrigações financeiras junto a países em desenvolvimento.
 
Em decisão histórica, a COP de Dubai tratou, pela primeira vez de forma explícita, do tema de combustíveis fósseis, estabelecendo objetivos globais para a transformação de sistemas energéticos rumo à neutralidade climática até 2050 e ao alcance do objetivo do Acordo de Paris de limitar o aumento de temperatura a 1,5ºC em relação a níveis pré-industriais. Foram também aprovados o Fundo de Perdas e Danos e o Objetivo Global de Adaptação, para tratar dos impactos da mudança do clima.
 
Refletindo proposta brasileira, a COP28 lançou o “Mapa do Caminho para a Missão 1.5”, voltado ao reforço da cooperação internacional e ao estímulo da ambição dos países em seus próximos compromissos a serem apresentados em 2025, quando o País sediará a COP30, em Belém. Sob a liderança das presidências de Emirados Árabes Unidos (COP28), Azerbaijão (COP29) e Brasil (COP30), a Missão 1.5 será implementada de Dubai a Belém, para o alcance do objetivo de temperatura do 1,5ºC, de forma alinhada com o desenvolvimento sustentável e esforços de erradicação da pobreza.
 
Os resultados positivos da COP28 reforçam o comprometimento global com o multilateralismo, a cooperação internacional e a justiça climática, em momento crítico para a luta contra a mudança do clima.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp