12/12/2023 às 16h31min - Atualizada em 12/12/2023 às 16h31min

População de rua cresceu dez vezes no Brasil, desde o início da guerra híbrida, em 2013

Protestos de junho de 2013, que se somaram à Lava Jato e à conspiração golpista, empobreceram o País – o que resultou no aumento dos moradores de rua.

Redação
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil – Número de moradores de rua em São Paulo cresce
Desde o início da guerra híbrida em 2013, marcada pelos protestos contra o governo de Dilma Rousseff (PT), a população de rua no Brasil experimentou um crescimento expressivo, aumentando dez vezes. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) registrou que o número de pessoas vivendo nas ruas saltou de 21.934 em 2013 para 227.087 em agosto do ano corrente. Dentre esses, cerca de 70% são negras, e os homens representam 87%, com uma idade média de 41 anos.
 
Os protestos de junho de 2013 contribuíram para um período de instabilidade política e econômica no país. Com a Lava Jato, em 2014, e a conspiração golpista que se iniciou logo depois, o Brasil foi levado ao golpe de estado de 2016 e ao governo de Michel Temer (MDB), que aplicou um choque neoliberal na economia brasileira, agravando a pobreza extrema.
 
Em resposta ao avanço desses indicadores, o governo federal anunciou na segunda-feira (11) a alocação de R$ 982 milhões para a Política Nacional Para a População em Situação de Rua, com foco em assistência social e segurança alimentar. Esta iniciativa surge após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que exigiu do governo a elaboração de um plano de ação para este grupo social dentro de 120 dias. Paralelamente, a Lei Padre Júlio Lancelotti, que proíbe a utilização de “arquitetura hostil” para afastar moradores de rua, foi regulamentada, reforçando as medidas de proteção a essa população.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp