12/12/2023 às 12h35min - Atualizada em 12/12/2023 às 12h35min

Chuva de meteoros Gemínidas pode ser vista na madrugada do dia 13 para 14 de dezembro no Brasil

Caracterizados por sua natureza ousada, rápida e luminosa, os meteoros Gemínidas são predominantemente de cor branca. A taxa horária zenital (ZHR) para esta chuva de meteoros é registrada em 120 meteoros. No entanto, essa contagem pode não estar exata.

Redação
A tão esperada chuva de meteoros Gemínidas de 2023, a favorita entre os eventos anuais de meteoros, deve atingir seu pico de observação na madrugada do dia 13 para 14 de dezembro. Esse espetáculo de meteoros é conhecido por sua precisão e será mais bem observado por volta das duas horas da manhã, horário local, em locais com baixa luminosidade. Alguns observadores relataram ter visto meteoros Gemínidas até mesmo no final da noite. Felizmente, este ano, uma lua crescente e fina vai se pôr no início da noite, precedendo o surgimento do ponto radiante. Como resultado, as noites e manhãs de pico oferecerão céus escuros ideais para a observação de meteoros.
 
Caracterizados por sua natureza ousada, rápida e luminosa, os meteoros Gemínidas são predominantemente de cor branca. A taxa horária zenital (ZHR) para esta chuva de meteoros é registrada em 120 meteoros. No entanto, essa contagem pode não estar exata.
 
Em condições ideais, em horário próximo ao pico da chuva de meteoros, por volta das duas horas da manhã, os observadores frequentemente testemunham uma impressionante exibição de 50 ou mais meteoros por hora em uma noite escura. No entanto, durante uma noite particularmente favorável para os Gemínidas, existe o potencial para testemunhar 120 meteoros ou até mais por hora. Com a promessa de céus escuros em 2023, os observadores das estrelas podem de fato assistir a um espetáculo celestial impressionante.
 
Recomendações
Para melhor visualização da chuva de meteoros, é melhor estar situado longe de áreas urbanas, como cidades e regiões metropolitanas. A presença de alta poluição e luzes fortes prejudica significativamente a visibilidade do céu, obstruindo a visão.
 
A Meteum, solução meteorológica e climática baseada em IA, aconselha procurar um local com um horizonte claro ao norte, de preferência a partir de um ponto de observação elevado.
 
A chuva de meteoros Gemínidas promete ser claramente visível no Brasil, com a maioria das cidades, exceto São Paulo e Curitiba, tendo céu limpo e chances muito baixas de precipitação, condições necessárias para o sucesso da observação.
 
Acompanhe a tabela de observação nas principais cidades do país
 
Cidade

Condições Climáticas

Noite de 13 a 14 de dezembro

Chances de ver claramente a chuva de meteoros
Curitiba Parcialmente nublado/quase limpo, +19°C Média
Porto Alegre Céu limpo, +26°C Alta
São Paulo Parcialmente nublado/quase limpo, +20°C Média
Belo Horizonte Céu limpo, +22°C Alta
Campinas Céu limpo, +22°C Alta
Rio de Janeiro Céu limpo, +23°C Alta
Brasília Céu limpo, +22°C Alta
Campo Grande Céu limpo, +25°C Alta
Goiânia Céu limpo, +23°C Alta
Salvador Céu limpo, +26°C Alta
Recife Céu predominantemente limpo, +26°C Alta
Fortaleza Céu predominantemente limpo, +27°C Alta
São Luís Céu limpo, +27°C Alta
Belém Céu limpo, +26°C Alta
Manaus Céu limpo, +27°C Alta
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp