11/12/2023 às 19h03min - Atualizada em 11/12/2023 às 19h03min

Prefeitura de Belo Horizonte – MG cria Centro de Referência das Culturas Urbanas no Viaduto Santa Tereza

A proposta é fortalecer e dinamizar as iniciativas e os movimentos culturais urbanos na cidade, tendo como principal destaque a criação do Centro de Referência das Culturas Urbanas que estará sediado no Viaduto Santa Tereza.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Rodrigo Clemente/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Decreto assinado pelo prefeito Fuad Noman (PSD) nesta segunda-feira (11) cria o Centro de Referência das Culturas Urbanas – Viaduto Santa Tereza, gerido pela Fundação Municipal de Cultura. A proposta é fortalecer e dinamizar as iniciativas e os movimentos culturais urbanos na cidade, tendo como principal destaque a criação do Centro de Referência das Culturas Urbanas que estará sediado no Viaduto Santa Tereza. O decreto entra em vigor na data de sua publicação, demonstrando o compromisso da administração municipal em promover uma cidade mais vibrante, diversificada e culturalmente rica. 

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte – MG no pronto atendimento e na atenção às demandas da sociedade civil, resultado de um diálogo e olhar atentos para a construção e implementação das políticas públicas na cidade, já que a criação de equipamento cultural no espaço é uma demanda encaminhada pelos movimentos culturais e sociais presentes no Viaduto Santa Tereza, como o Hip-Hop e os grupos dos Skatistas, do Rock, Soul, Graffiti, Samba e Forró, além de várias manifestações artísticas no entorno, como o Teatro do Grupo Espanca e o Centro de Referência das Juventudes, entre outros.

A criação do novo Centro de Referência das Culturas Urbanas – Viaduto Santa Tereza representa um marco significativo para Belo Horizonte preservar e promover as manifestações urbanas da Zona Cultural Praça da Estação, território importante e pulsante da capital. Este espaço emerge como uma resposta à rica diversidade cultural, estabelecendo um local contínuo de diálogo e intercâmbio entre os representantes das manifestações culturais. Já em janeiro de 2024, começarão os encontros do Grupo de Trabalho criado pela PBH com representantes dos movimentos culturais que ocupam o Viaduto Santa Tereza para avançar na operacionalização do Centro de Referência.

O prefeito Fuad Noman aposta que o espaço vai trazer importante contribuição para a valorização da cultura da cidade como um todo e, especialmente, dos grupos que já utilizam o local para as apresentações.
 
“Estamos preparando o baixio do viaduto Santa Tereza que os grupos já utilizam de forma precária para que, a partir de agora, eles possam usar de forma mais organizada, estruturada, com infraestrutura melhor para que aproveitem bem o local para desenvolver ainda mais essa cultura na cidade”, disse.

O espaço integra o projeto Centro de Todo o Mundo, que prevê ações de manutenção e reforma no Viaduto, que receberá o setor administrativo do Centro. A partir destas ações, a ideia é que o reconhecimento da importância do Movimento Hip-Hop e as várias manifestações artísticas do território reverbere por toda a cidade.

Ao supervisionar a política de ocupação do Viaduto Santa Tereza, o Centro de Referência se torna um elo entre os movimentos urbanos, a sociedade civil, os órgãos públicos e organizações afins. Essa conexão é essencial para garantir um ambiente propício ao diálogo, à inovação e à valorização das práticas culturais urbanas. Isso não só enriquece a experiência cultural dos moradores, mas fortalece a identidade da cidade com um Centro mais vibrante e inclusivo.

Para Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura, a importância do Centro de Referência das Culturas Urbanas – Viaduto Santa Tereza está na capacidade de ser um epicentro dedicado à celebração da cultura urbana.
 
“Ele vai oferecer um espaço vital para a troca de ideias e o enriquecimento cultural e, especialmente, para estabelecer a conexão e participação dos movimentos culturais, a partir do Viaduto Santa Tereza. Iniciaremos, imediatamente, as atividades de um Grupo de Trabalho com representantes dos movimentos culturais para definição da forma de atuação do Centro de Referência”, explica.

De acordo com Luciana Féres, o Centro de Referência das Culturas Urbanas – Viaduto Santa Tereza “desempenha um papel fundamental na promoção da diversidade cultural, no estímulo à criatividade e na construção de uma comunidade culturalmente enriquecida. Sua existência representa um compromisso notável com o reconhecimento e a celebração das manifestações que dão vida e cor às paisagens urbanas de Belo Horizonte”, exalta.

Viaduto Santa Tereza
O Viaduto Santa Tereza tem uma história antiga com as culturas urbanas da cidade e é ocupado pelo Duelo de MCs e várias manifestações artísticas da cultura Hip-Hop. Um dos principais símbolos de Belo Horizonte, foi inaugurado em setembro de 1929 e projetado pelo engenheiro Emílio Baumgart. O arrojado viaduto, imortalizado por vários poetas e pelo escritor mineiro Fernando Sabino, cumpre também o papel de portal para o bairro que lhe deu o nome: Santa Tereza. O Viaduto Santa Tereza tem uma história com o Hip-Hop e com as culturas urbanas e periféricas da cidade e é ocupado pelo Duelo de MCs. 

O viaduto conta com 390 m de extensão, 52 metros de vão e 14 metros de altura, consumindo 700 metros cúbicos de concreto. Sua obra foi pioneira e tornou-se o assunto da época, principalmente pelos seus dois arcos parabólicos. Desde a sua inauguração, se destaca no palimpsesto urbano, tendo seu reconhecimento coroado com o tombamento municipal, na década de 1990. Integra o Conjunto Arquitetônico da Praça da Estação.

Programa Centro de Todo Mundo
Tornar o centro da cidade mais bonito, amigável e aprazível. Aumentar e qualificar as oportunidades de moradia, trabalho e lazer. Melhorar a acessibilidade e as opções de mobilidade. Esses são alguns dos principais objetivos do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, o “Centro de Todo Mundo”, lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Este Programa está estruturado em eixos de atuação. No total, o Centro de Todo Mundo contempla dez eixos, reunindo cultura e turismo, lazer e mobilidade, passando por requalificação urbana, mobiliário, segurança, população em situação de rua e inclusão produtiva. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp