11/12/2023 às 14h38min - Atualizada em 11/12/2023 às 14h38min

Brasil é formalmente eleito país-sede da COP 30

Anúncio foi oficializado durante sessão plenária da COP 28, em Dubai. Evento será em Belém, no Pará, pela primeira vez numa cidade amazônica. Também foi anunciado que a COP 29, em 2024, será no Azerbaijão.

Redação
Agência Gov
Foto: Estevam/Audiovisual/Presidência da República – Sessão da COP 28, em Dubai, em que foi formalizada a COP 30 no Brasil, em Belém – PA
Foi aprovada nesta segunda-feira (11) a decisão de sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30 da UNFCCC) no Brasil, entre 10 e 21 de novembro de 2025.
 
Íntegra do discurso da ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima)

A decisão foi tomada por consenso em sessão plenária da COP 28, que está sendo realizada em Dubai.  Após a decisão, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima e chefe da delegação brasileira, Marina Silva, anunciou formalmente que a COP 30 será na cidade de Belém do Pará. Será a primeira vez que a Amazônia, bioma essencial para o combate à mudança do clima, sediará uma COP da UNFCCC.
 
“A Amazônia nos mostra o caminho, com sua imensa biodiversidade e enorme território ameaçado pelas mudanças climáticas. Ela nos lembra o quanto as três Convenções do Rio estão entrelaçadas nos seus desafios, mas também nas soluções sinérgicas que abarcam. Realizar a COP 30 no seio da floresta é nos lembrarmos, com força, da responsabilidade de manter o planeta dentro da nossa missão de 1,5°C”, afirmou Marina Silva.
 

Histórico
A candidatura para sediar a COP 30 em Belém foi anunciada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como presidente-eleito, durante sua participação na COP 27, em Sharm-el-Sheikh, em novembro de 2022, e endossada pelo Grupo dos Estados da América Latina e do Caribe em maio de 2023. Em agosto de 2023, Belém sediou a Cúpula da Amazônia (IV Reunião de Presidentes da dos Estados-parte do Tratado de Cooperação Amazônica, OTCA). Nesta segunda-feira decidiu-se, também, que a COP 29 será no Azerbaijão.
 
A COP 28, ainda em curso, deverá concluir o primeiro balanço global do Acordo de Paris. Caberá à COP 29, em, 2024, definir o novo objetivo quantificável de financiamento do clima. Até a COP 30, em 2025, os países apresentarão a segunda rodada de contribuições nacionalmente determinadas (NDCs).
 
A emergência climática exige de todos os países que, nos dois anos até a COP 30, redobrem esforços para implementar as NDCs já assumidas. E que, em Belém do Pará, com os meios de implementação necessários, todos os países possam anunciar NDCs mais ambiciosas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp