09/12/2023 às 10h40min - Atualizada em 09/12/2023 às 10h40min

Aeronave da FAB decola do Rio de Janeiro – RJ para o Egito em nova fase da operação de repatriação

Intenção é resgatar brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Desde o início do conflito, 1.477 pessoas já foram repatriadas em dez voos.

Redação
Agência Gov
Foto: Gov Br/Força Aérea Brasileira (FAB) – O KC-30 que embarcou para o Egito na madrugada deste sábado (9)
A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, realiza mais uma missão de resgate dos repatriados em áreas de conflito no Oriente Médio. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro – RJ, às 5h08 horas (horário local) deste sábado (9), com destino ao Aeroporto Internacional do Cairo, no Egito. Lá, fará o resgate de repatriados que estão na Faixa de Gaza.
 
O voo é direto, com previsão de duração de 15 horas, e pouso estimado para as 3h da madrugada (horário local) deste domingo (10). A bordo da aeronave está um carregamento de cerca de 11 toneladas de alimentos não perecíveis, fornecidos pelo Governo Brasileiro, para assistência humanitária.
 
Desde o início do conflito no Oriente Médio, já são 1.477 passageiros e 53 animais domésticos resgatados em dez voos que utilizaram cinco aeronaves da Força Aérea Brasileira. Cerca de 150 militares e 37 profissionais de saúde (13 médicos, nove psicólogos e 15 enfermeiros) se envolveram na logística. Mais de três mil refeições foram servidas em 315 horas de voo sobre 16 países.
 
Resposta Imediata
O mundo ainda assimilava o choque dos atentados cometidos contra Israel no sábado, 7 de outubro, quando o Governo Brasileiro deu início à mobilização para estruturar a retirada de brasileiros da zona de conflito. No mesmo dia dos ataques, foi montado um gabinete de crise e, uma vez acionadas, as embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel), do Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (na Palestina) deram início à operação diplomática para identificar quem eram e onde estavam os brasileiros na região conflagrada. Em paralelo, a Força Aérea Brasileira era acionada para garantir que as aeronaves pudessem resgar os cidadãos nacionais no mais breve prazo possível.
 
Por meio de formulário online, cerca de 2,7 mil manifestaram interesse em retornar ao Brasil. Aqueles que não conseguiram lugares em voos de companhias aéreas privadas passaram a ser atendidos pela Operação Voltando em Paz, seguindo requisitos de prioridade para brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças. Até especialistas do Ministério da Agricultura foram envolvidos para garantir o repatriamento de animais domésticos.
 
Ajuda Humanitária
Além dos voos de repatriação, duas aeronaves da Presidência levaram à região de conflito alimentos, insumos médicos e purificadores de água. Em 18 de outubro, um VC-2 pousou no Egito com equipamentos de filtragem de água e kits de saúde. A carga continha 40 purificadores de água com capacidade de tratar mais de 220 mil litros por dia. Com tecnologia e fabricação brasileiras, os equipamentos são capazes de remover 100% de vírus e bactérias da água. O acesso à água potável é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela população da Faixa de Gaza.
 
Naquele dia, também foram desembarcados dois kits de saúde. Cada um atende até 3 mil pessoas ao longo de um mês e são compostos por medicamentos e insumos, como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas. Ao todo, cada kit continha 48 itens, com um total de 267 quilos de materiais. Em 2 de outubro, um outro VC-2 da Presidência da República pousou no Aeroporto Internacional de Al-Arish, Egito, levando 1,5 tonelada de alimentos – arroz, açúcar, derivados de milho e leite – destinados à população da Faixa de Gaza, oferecidos pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em nova ação de ajuda humanitária.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp