07/12/2023 às 19h55min - Atualizada em 07/12/2023 às 19h55min

Mais de 160 jovens da Fundação CASA podem prestar vestibulinho para Etec no fim de semana

Exame acontece no domingo (10); adolescentes da internação e semiliberdade buscam melhorar escolaridade para se inserir no mercado de trabalho.

Redação
Foto: Divulgação/Fundação CASA
Um grupo de 163 adolescentes que cumprem (ou cumpriram) internação ou semiliberdade em 63 centros socioeducativos da Fundação CASA, em 35 municípios paulistas, podem prestar, no próximo domingo (10), a partir das 13h30, as provas do vestibulinho da Escola Técnica Estadual (Etec). Hoje, o Governo do Estado de São Paulo mantém para as mais de 430 unidades das Etecs em 252 cidades. 
 
O objetivo comum dos jovens é cursar uma formação técnica a partir do primeiro semestre de 2024, a fim de melhorar a escolaridade e aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.  
 
O número de jovens inscritos no segundo semestre de 2023 é 20% maior quando comparado ao mesmo período de 2022, quando 135 adolescentes internados foram inscritos para tentar ingressar no primeiro semestre deste ano.  
 
Os adolescentes poderão prestar as provas e concorrer, como qualquer outro candidato, às vagas de 38 cursos escolhidos, em áreas como administração, saúde, tecnologia, marketing, mecânica e manutenção e Ensino Médio com habilitação em Jogos Digitais, dentre outras.  
 
Em 2023, 50 adolescentes atendidos pela Fundação CASA passaram nos vestibulinhos para o primeiro e segundo semestres e foram matriculados.  
 
“O ensino técnico é um grande diferencial para esses adolescentes, pois é não só um passo para tentar ingressar no mercado de trabalho, como também um meio de reinserção na sociedade”, afirma o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes. “É mais uma oportunidade tanto de traçarem um novo futuro como complementar sua formação enquanto cidadão ou cidadã”. 
 
Os jovens inscritos cumprem medida socioeducativa em centros da Fundação CASA nos municípios de São Paulo (33 inscritos), Osasco(4), São Bernardo do Campo (7), Santo André (2), Diadema (5), Arujá (1), Franco da Rocha (12), Atibaia (6), Campinas (10), Limeira (5), Mogi Mirim (3), Piracicaba (2), Praia Grande (3), São Vicente (3), Guarujá (3), Mongaguá (2), Peruíbe (4), Ribeirão Preto (3), Franca (4), Taquaritinga (4), Araraquara (2), São Carlos (5), Jacareí (5), Caraguatatuba (1), Sorocaba (2), Botucatu (1), Cerqueira César (5), Iaras (1), Irapuru (3), Araçatuba (3), Lins (4), São José do Rio Preto (10), Mirassol (1), Presidente Bernardes (1) e Marília (3). 
 
O Centro Paula Souza (CPS) é a autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pela Etec e a Faculdade de Tecnologia (Fatec). Na parceria institucional mantida com a Fundação CASA, o Centro Paula Souza isentou os adolescentes atendidos e inscritos da taxa de inscrição. 
 
Jovens da Fundação CASA prestam vestibulinho da Etec 
Data: domingo (10), a partir das 13h30 
Locais: diversos 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp