06/12/2023 às 19h27min - Atualizada em 06/12/2023 às 19h27min

Casos de trabalho escravo no Brasil crescem quase 300% em 5 anos

Dados apontam crescimento em comparação a 2017 e 2022. Auditoria Social SMETA é uma alternativa.

Redação
Assessoria de Imprensa da APCER Brasil
O Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com a Polícia Federal (PF), resgatou 2.575 pessoas em situação de trabalho análoga à escravidão no Brasil em 2022. O número, que em 2017 era de 648, obteve um crescimento de 297% em 5 anos, destaca a urgência de medidas eficazes para combater essa prática.
 
A Auditoria Social Sedex Members Ethical Trade Audit (SMETA) é uma alternativa para as organizações comprometidas com a erradicação do trabalho escravo em suas cadeias de suprimentos. A SMETA é uma ferramenta de auditoria social internacionalmente reconhecida que avalia o cumprimento de padrões éticos e trabalhistas nas operações de uma organização.
 
Além de ajudar as empresas a identificarem e corrigirem possíveis violações dos direitos trabalhistas, a SMETA também fortalece a transparência e responsabilidade em toda a cadeia de valor. Empresas que adotam a SMETA demonstram um compromisso real com a promoção de condições de trabalho justas.
 
“Há situações em que a empresa não possui práticas de trabalho escravo em suas operações, mas um fornecedor ou organização parceira sim, e isso, com certeza, já culpabiliza quem contratou esse serviço ou comprou certos produtos”, explica Paulo Bertolini, diretor-geral da APCER Brasil, certificadora de origem portuguesa com atuação global.
 
A SMETA, indicada para empresas de todos os tamanhos e setores, conta com quatro pilares avaliativos: saúde e segurança, normas laborais, meio ambiente e ética nos negócios. A avaliação realizada com as diretrizes dessa auditoria permite a empresa medir seu desempenho socioambiental e traçar estratégias para melhorá-lo, mesmo que os resultados já sejam positivos.
 
Ao contrário de outros processos de auditoria, este não é certificável por si só. No entanto, optar pela realização elimina a necessidade de múltiplas certificações e traz visibilidade para a empresa, uma vez que conta com reconhecimento internacional.
 
“A luta contra o trabalho escravo no Brasil exige ação imediata e colaborativa e, quando uma organização escolhe seus fornecedores no site da Sedex, onde todos os listados passaram por auditoria, é um grande passo para contribuir com a erradicação do trabalho escravo”, conclui Bertolini.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp