01/12/2023 às 09h25min - Atualizada em 01/12/2023 às 09h25min

Na COP 28, Lula afirma que o Brasil vai liderar o combate às mudanças climáticas pelo exemplo

Presidente cobrou comprometimento dos países desenvolvidos e afirmou que o País vai liderar transição energética.

Redação
Agência Gov
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), discursou na sessão de abertura da COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, nesta sexta-feira (1º), reforçando que conter os efeitos da crise climática deve ser um compromisso de todos e que o Brasil vai liderar a transição energética.
 
“O Brasil está disposto a liderar pelo exemplo. Ajustamos nossas metas climáticas, que são hoje mais ambiciosas do que as de muitos países desenvolvidos. Reduzimos drasticamente o desmatamento na Amazônia e vamos zerá-lo até 2030”, afirmou.
 
O presidente falou sobre a gravidade da situação em que o meio ambiente se encontra e cobrou dos países desenvolvidos que invistam no enfrentamento às mudanças climáticas e reduzam a emissão de gases causadores do efeito estufa.
 
“O planeta está farto de acordos climáticos não cumpridos. Os governantes não podem se eximir de suas responsabilidades. Nenhum país resolverá seus problemas sozinho. Estamos todos obrigados a atuar juntos além de nossas fronteiras”, argumentou.
 
Lula reforçou a importância de aliar o enfrentamento a desigualdades às mudanças climáticas, já que os mais pobres são os mais afetados quando enchentes ou secas severas acontecem, perdendo suas moradias, pertences e fontes de renda.
 
O presidente citou o Plano de Transformação Ecológica brasileiro, cujo foco é promover a indústria verde, a agricultura de baixo carbono e a bioeconomia.
 
“O mundo já está convencido do potencial das energias renováveis. É hora de enfrentar o debate sobre o ritmo lento da descarbonização do planeta e trabalhar por uma economia menos dependente de combustíveis fósseis. Temos de fazê-lo de forma urgente e justa”, afirmou.
 
A 28ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28) ou Conferência das Partes da UNFCCC, está sendo realizada na Expo City, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, até o dia 12 de dezembro. O evento reúne lideranças mundiais para traçar estratégias contra as alterações climáticas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp