30/11/2023 às 21h26min - Atualizada em 30/11/2023 às 21h26min

Em Dubai, Lula participa da COP 28 e terá reunião com Secretário-Geral da ONU

Nesta sexta-feira (1º), presidente deve discursar em sessão para chefes de Estado da Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas e se reunirá com diversos líderes internacionais.

Redação
Agência Gov
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República – Presidente Lula chega a Dubai para a série de agendas na COP 28
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desembarcou em Dubai, nos Emirados Árabes, no final da tarde desta quinta-feira (30) para cumprir uma agenda repleta de compromissos durante a Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, a COP 28.
 
“Vamos para a COP discutir a preservação da Floresta Amazônica e ver se os países ricos estão dispostos, efetivamente, a fazer os investimentos para os países que têm floresta manterem suas florestas em pé e o povo tomando café, almoçando e jantando todo dia, porque embaixo de cada copa de árvore mora um cidadão brasileiro”, afirmou Lula, em conversa com jornalistas brasileiros antes da decolagem em Doha, no Catar, onde participou da abertura do Fórum Econômico Brasil – Catar: Oportunidades e Negócios e teve um encontro bilateral com o Emir Tamim bin Hamad al-Thani .
 
Na Expo City Dubai, palco da COP 28, Lula inicia a agenda nesta sexta-feira, 1º de dezembro, no evento de boas-vindas às delegações, às 10h30 no horário local (3h30 de Brasília) e, na sequência, o presidente se encontra com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, na primeira reunião bilateral do dia.
 
Em seguida, Lula participa da Sessão de Abertura da Presidência da 28ª COP. Depois, deverá discursar na Primeira Sessão do Segmento de Alto Nível para Chefes de Estado e de Governo.
 
A agenda de Lula em seu primeiro dia na COP 28 dia ainda prevê encontros bilaterais com presidente de Israel, Isaac Herzog; com o secretário-geral da ONU, António Guterres; com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; com o presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez; e com o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali.
 
Lula tem uma visita ao Pavilhão do Brasil na COP 28 prevista para o fim do tarde, antes de comparecer a um jantar especial batizado de A Amazônia: uma experiência imersiva, ao lado do xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos.
 
“Nós estamos com um vasto programa, muito grande, de energia verde e renovável. Nós estamos com um vasto programa de recuperação de terras degradadas. Acho que a discussão que vai se dar na COP ainda pode não ser decisiva, mas acho que vamos ter que mudar o jogo para que as pessoas aprendam que o planeta não está brincando. O planeta está avisando: cuidem de mim porque senão são vocês que vão perder”, frisou o presidente.
 
Agenda do presidente Lula na COP 28 de Dubai
 
Sexta-feira – 1º de dezembro (horário local, +7 horas em relação a Brasília)
  • 10h30 – Evento de boas-vindas às delegações da COP 28
  • 10h40 – Encontro com o Primeiro-Ministro do Reino Unido, Rishi Sunak
  • 11h45 – Sessão de Abertura da Presidência da COP 28
  • 13h00 – Reunião com o Presidente do Estado de Israel, Sr. Isaac Herzog
  • 13h30 – Primeira Sessão do Segmento de Alto Nível Para Chefes de Estado e de Governo
  • 14h30 – Reunião com Secretário-Geral da ONU, António Guterres
  • 15h20 – Reunião com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen
  • 17h00 – Reunião com o Presidente do Governo do Reino da Espanha, Pedro Sánchez
  • 18h30 – Visita ao Pavilhão do Brasil na COP-28
  • 19h00 – Reunião com o Presidente da República Cooperativa da Guiana, Mohamed Irfaan Ali
  • 19h30 – Cerimônia de Entrega do Prêmio Zayed de Sustentabilidade

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp