29/11/2023 às 20h50min - Atualizada em 29/11/2023 às 20h50min

Escolas da rede pública avaliam desempenho e fluência com a leitura

A avaliação é feita com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campo Limpo Paulista - SP
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Limpo Paulista - SP
Desde o início do ano, a equipe da Secretaria de Educação colocou mais um projeto em prática dentro das escolas da rede pública: o Fluência Leitora, que acontece em parceria com o Governo do Estado e avalia a fluência em leitura dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa, dimensão fundamental para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos.
 
Os resultados alcançados pelo estudante são publicados na Plataforma do Parceria de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), desenvolvida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd – da Universidade Federal de Juiz de Fora. O aplicativo permite gravar a voz dos alunos, avaliar e criar um banco de dados de desenvolvimento individual de cada um.
 
Para a secretária de educação, Alessandra Andrade, ter mais essa ferramenta de avaliação é de extrema importância, pois permite personalizar as estratégias de ensino, monitorar o progresso dos estudantes e intervir precocemente em casos de dificuldades. “Além disso, contribui para o desenvolvimento de uma base sólida para habilidades mais avançadas, como interpretação e análise crítica, essenciais para o sucesso acadêmico e social”.
 
A professora polivalente da escola Mário Covas, Fernanda Paes, aprovou o projeto e garante que é uma ferramenta importante. "Com toda essa avaliação minuciosa, conseguimos trabalhar melhor as estratégias dentro da sala de aula e conhecer um pouco mais do desempenho individual de cada aluno."
 
Na semana passada, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação também participou do Seminário Técnico em Fluência Leitora, realizado em São Paulo, para garantir formação eficaz para toda a rede.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp