29/11/2023 às 19h09min - Atualizada em 29/11/2023 às 19h09min

Em evento da Unesco, Ministra Anielle Franco apresenta experiência brasileira de combate ao racismo

Evento conta com o apoio dos Ministérios da Igualdade Racial, Relações Exteriores, Direitos Humanos e Cidadania.

Redação
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Foto: Rithyele Dantas/Ministério da Igualdade Racial
A ministra Anielle Franco participou nesta quarta-feira (29), da terceira edição do Fórum Global contra Racismo e a Discriminação 2023, que acontece em São Paulo.
 
O evento realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), vai até a próxima sexta-feira (1º) e conta com o apoio do Ministério da Igualdade Racial, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. 
 
Em seu discurso, Anielle Franco, ressaltou o compromisso do governo brasileiro iniciado 20 anos atrás, no que se refere a garantia de igualdade de oportunidades e combate ao racismo, com a criação da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Seppir), seguido de uma série de políticas estruturantes, como o Estatuto da Igualdade Racial, a Lei nº 10.639/03 e a Lei de Cotas que teve seu Projeto de Lei nº 5.384/2020, que atualiza a  Lei nº 12.711/12 recentemente sancionado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
“A experiência de pessoas negras está cada vez mais forjada na resistência. Nosso conhecimento vem da nossa pele, vem de onde a gente nasce e consegue sobreviver, é por isso que nosso Ministério é tão central e importante diante dessa liderança do presidente Lula para que a gente possa garantir vida digna para quem precisa”, destaca. 
 
Fórum Global
Com o tema “Equidade e justiça racial como prioridade para o desenvolvimento”, o evento oferece um espaço único no qual a comunidade internacional pode compartilhar conhecimento e melhores práticas, bem como coordenar a cooperação em vários níveis, a partir de parcerias eficazes para responder à urgência do combate ao racismo.
 
O Fórum é uma iniciativa abrangente que aborda diversos temas relacionados ao racismo, tais como o papel da pesquisa e dos dados para a formulação de políticas públicas, a importância dos especialistas na análise das causas do racismo e das recomendações práticas para impedir o racismo estrutural, e a contribuição da sociedade civil e das organizações não governamentais (ONGs) para esse movimento global.
 
O Fórum contará com a participação de representantes do governo brasileiro, ministros de vários continentes que representarão o mais alto nível de comprometimento político, formuladores de políticas e especialistas que irão compartilhar seus conhecimentos e suas experiências relativas à concepção e à implementação de estratégias de combate ao racismo e à discriminação.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp