29/11/2023 às 15h36min - Atualizada em 29/11/2023 às 15h36min

Turismo gerou mais de 20,7 mil postos de trabalho em outubro no Brasil

Setor de eventos se destacou, contratando quatro vezes mais que no mês anterior.

Redação
Agência Gov
Foto: Alexandre Macieira
O turismo brasileiro foi o responsável pela criação de 20,7 mil postos de trabalho com carteira assinada em outubro. É o que informa o Ministério do Turismo, com base nos dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). De acordo com as informações, somente o setor de eventos empregou mais de 3.6 mil pessoas, um valor quatro vezes maior em relação ao mês anterior, setembro. O Caged foi divulgado na terça-feira (28).
 
O saldo positivo, acima de 400%, no ramo de eventos se deve a retomada de grandes congressos, feiras e exposições espalhadas pelo país, como ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
 
“A indústria do turismo no Brasil se destaca. O setor movimenta milhões de reais por ano, sendo concretamente um impulsionador da economia nacional. Os números estão aí para provar isso, aumentando nossa competitividade e melhorando a vida da nossa população”, pontuou Sabino.
 
Além do setor de eventos, áreas como alojamento e alimentação; e transporte rodoviário de passageiros também apresentaram bons resultados, com 10.7 e 2.4 mil novos empregados no décimo mês do ano, respectivamente.
 
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o maior crescimento do emprego formal no mês de outubro ocorreu no setor de Serviços, o qual o turismo está inserido, com um saldo de 109.939 postos. Incluindo todas as atividades econômicas, o país gerou mais de 190 mil empregos. No acumulado do ano, o total de vagas geradas chegou a 1.784.695 postos de trabalho, ficando positivo nos 5 grandes grupamentos econômicos e nas 27 Unidades da Federação.
 
Novo Caged
Instituído em janeiro de 2020, o Novo Caged gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp