23/11/2023 às 22h29min - Atualizada em 23/11/2023 às 22h29min

Rio de Janeiro – RJ vai sediar o Mundial de Ginástica Rítmica de 2025

O Ministério do Esporte apoiou a candidatura do Brasil para receber o evento. O campeonato está previsto para agosto de 2025.

Redação
Agência Gov
Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)
Agora é oficial: o Rio de Janeiro – RJ se tornará a capital da ginástica rítmica mundial em 2025. O Brasil foi escolhido nesta quinta-feira (23), como sede da 41ª edição do Campeonato Mundial da modalidade. O anúncio foi feito quando a Confederação Brasileira de Ginástica recebeu da Federação Internacional de Ginástica (FIG) a confirmação de que o Comitê Executivo da entidade do planeta havia definido a capital fluminense para sediar o evento. O Mundial está previsto para agosto de 2025.
 
No último dia 14 de novembro, o Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, anunciou apoio à candidatura do Brasil para sediar o evento. Na ocasião, estavam presentes o ministro André Fufuca, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, Márcio Macêdo, o diretor-geral da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e vice-presidente da União Pan-Americana de Ginástica (UPAG), Ricardo Rezende e ginastas que conquistaram medalhas nos Jogos Pan-Americanos 2023 em Santiago.
 
Nesta quinta, Fufuca anunciou a escolha do Rio de Janeiro como sede do Mundial, exaltando a qualidade do trabalho das nossas ginastas. “Nosso país se transformou em uma potência na ginástica e, agora, estamos prontos para provar isso ao mundo inteiro. Nossas ginastas têm feito conquistas incríveis, elevando a modalidade a um patamar de elite no esporte. Com números históricos, sonhamos em ver nossa modalidade brilhando ainda mais. Vamos juntos fazer história e celebrar o brilho do esporte em nosso país”, disse ele.
 
O ministro destacou ainda o importante papel e a força do esporte feminino. “Eu não tenho dúvidas de que este será um verdadeiro show de força da mulher brasileira. O Brasil, mais uma vez, será exemplo para o mundo mostrando que as mulheres desempenham um papel muito importante na construção de dias melhores e, acima de tudo, de um esporte melhor para todos nós. Preparem-se para testemunhar a excelência, a grandiosidade e a determinação das nossas ginastas.
 
A decisão chega nove dias depois de o Brasil ter formalizado o seu pleito, protocolado junto à FIG. A presidente da CBG, Luciene Resende, afirmou que essa é uma grande vitória da confederação e do país. “É o reconhecimento de que o Brasil é forte dentro do ginásio, mas também fora dele. Porque significa que a FIG está dando um aval à nossa capacidade de organização, de logística, de receber as melhores atletas do mundo da maneira como se deve, com hospitalidade”, afirmou ela.
 
Luciene também fez agradecimentos. “Quero deixar aqui meu agradecimento ao Governo Federal, na figura do ministro do Esporte, André Fufuca, que apoiou desde o início a nossa candidatura à sede do Mundial. Não poderia deixar também de ser grata ao Márcio Macêdo, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência. Eles vestiram a camisa da ginástica brasileira, e dividimos essa vitória com ambos”, finalizou.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp