23/11/2023 às 17h17min - Atualizada em 23/11/2023 às 17h17min

ANS divulga relatório sobre Parto Adequado

Publicação detalha a trajetória do Movimento Parto Adequado, de 2015 a 2023.

Redação
Agência Gov
Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publica o relatório “Parto Adequado – Estratégias de Qualificação da Jornada da Gestante: a trajetória de 2015 a 2023”. A nova publicação reúne as lições obtidas na operacionalização do Movimento Parto Adequado, e aborda temas como as boas práticas recomendadas no pré-natal, parto e puerpério, direcionadas para operadoras e hospitais, incluindo protocolos assistenciais; ações regulatórias realizadas e um estudo sobre custos assistenciais.

“A publicação do relatório Parto Adequado é uma importante iniciativa da Agência, pois reúne informações importantes para avaliação e continuidade do Movimento, que já evitou mais de 20 mil cesáreas desnecessárias e reduziu em 16% as internações em UTI neonatal nas operadoras e hospitais participantes”, afirma o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes.
 

A Jornada da Gestante, detalhada no relatório, compreende todo o período que envolve o pré-natal, o parto e o puerpério. Do ponto de vista de gestão e do modelo de cuidado, para cada fase dessa jornada foram sistematizadas recomendações de políticas institucionais, infraestrutura, processos de trabalho, recursos e de capacitação da equipe de saúde.

A publicação sistematiza a metodologia de trabalho adotada no Movimento Parto Adequado, além de trazer o detalhamento de sua operacionalização e dos resultados alcançados, contribuindo para reflexões e apontamentos para continuidade e sustentabilidade das mudanças em favor do incremento da qualidade do cuidado no setor de saúde suplementar brasileiro. Assim, além da divulgação da experiência de realização do Parto Adequado, a publicação pretende, em especial, compartilhar e difundir o aprendizado e estimular que mais operadoras e hospitais adotem as boas práticas na atenção à saúde materna e neonatal experimentadas no decorrer da iniciativa.

Criado em 2015 em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI), o Hospital Israelita Albert Einstein, e com o apoio do Ministério da Saúde, o Movimento Parto Adequado tem o objetivo de implementar modelos de atenção efetivos e seguros na atenção ao parto e nascimento com a adoção de boas práticas, considerando a atuação de equipes multiprofissionais, a saúde baseada em evidência científicas e as condições socioculturais e afetivas da gestante e família.


Clique aqui para acessar o relatório Parto Adequado – Estratégias de Qualificação da Jornada da Gestante: a trajetória de 2015 a 2023.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp