17/11/2023 às 14h27min - Atualizada em 17/11/2023 às 14h27min

Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado da Consciência Negra

Hospitais mantêm atendimento a emergências nesta segunda-feira (20); os postos do Poupatempo fecham na data, mas reabrem na terça-feira (21).

Redação
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Na próxima segunda-feira (20) é celebrado o feriado estadual da Consciência Negra. Com isso, alguns serviços estaduais podem ter horários de funcionamento alterados.

Veja abaixo o que abre e o que fecha e programe-se

Saúde
Durante o feriado da Consciência Negra, na segunda-feira (20), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

O posto de doação da Pró-Sangue Clínicas funcionará na segunda-feira (20), excepcionalmente, das 8h às 16h. No sábado (18), as unidades Clínicas e Osasco abrirão das 8h às 16h. Para mais informações acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) e as unidades da Farmácia Dose Certa não funcionarão na segunda-feira (20).

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Centro de Referência do Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste da Capital, não funcionarão nesta segunda-feira (20).

Confira as unidades que funcionarão no sábado (18)
Atendimento no sábado, dia 18

Unidades – Horário de funcionamento
  • AME Andradina – Expediente normal
  • AME Araçatuba – Expediente normal
  • AME Bauru – Expediente normal
  • AME Campinas – Expediente normal
  • AME Caraguatatuba – Expediente normal
  • AME Franca – Expediente normal
  • AME Jundiaí – Expediente normal
  • AME Mogi Guaçu – Expediente normal
  • AME Ourinhos – Expediente normal
  • AME Pariquera-Açu – Expediente normal
  • AME Praia Grande – Expediente normal
  • AME Presidente Prudente – Expediente normal
  • AME Promissão – Expediente normal
  • AME São José do Rio Preto – Expediente normal
  • AME Sorocaba – Expediente normal
  • AME Taboão da Serra – Expediente normal
  • AME Tupã – Expediente normal
Poupatempo
As unidades do Poupatempo em todo o Estado ficarão fechadas nesta segunda-feira, dia 20 de novembro, devido ao feriado estadual em comemoração à Consciência Negra. Na terça-feira (21) os atendimentos presenciais serão retomados, mediante agendamento prévio.

Importante reforçar que, mesmo durante o feriado, o Poupatempo continuará oferecendo serviços por meio dos canais digitais: portal, aplicativo Poupatempo Digital, totens ou ainda pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.

Entre os mais de 290 serviços online, estão disponíveis opções como renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, pesquisa de débitos de veículos, entre outros.

Para ser atendido de forma presencial no Poupatempo é obrigatório o agendamento prévio com data e horário. O serviço é gratuito, pessoal e intransferível.

A consulta dos endereços e horários de funcionamento das unidades está disponível no site www.poupatempo.sp.gov.br e clicar em ‘Locais de atendimento’.

CPTM, Metrô e EMTU
As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação no dia 20 de novembro por conta do feriado da Consciência Negra. Mesmo com estas alterações, EMTU, CPTM e Metrô monitorarão ininterruptamente as respectivas operações para ajustar a oferta de trens e ônibus, caso seja necessário.

Na segunda-feira, dia 20, a programação de viagens nas linhas de trens da CPTM e das linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU será equivalente à praticada aos domingos. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários dos coletivos podem ser obtidas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Bilhetes – Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via WhatsApp no 11 3888-2200, aplicativo TOP - disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br.

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô e na CPTM em qualquer horário. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Passeios com os pets – Quem quiser aproveitar os dias feriados para passear com seu pet pode seguir viagem nos trens da CPTM e do Metrô, nos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU e nas composições do VLT na Baixada Santista. Para isso, conforme lei estadual, os animais devem pesar no máximo dez quilos, não podem ser ferozes e devem estar em caixa apropriada. Mais informações podem ser obtidas nos sites das empresas.

Sabesp
A Central de Atendimento Telefônico (telefones 195 e 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias, inclusive nos feriados. Isso vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388 8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas, todos os dias da semana.

O atendimento automatizado pelo chat é feito 24 horas por dia. Já com os atendentes funciona diariamente das 8h às 21h, inclusive no feriado de segunda-feira, 20 de novembro, pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/#/.

Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também é normal todos os dias, durante as 24 horas. Já na Ouvidoria (0800 055 0565) não haverá expediente no feriado de 20 de novembro.

Todas as agências de atendimento presencial da Sabesp estarão fechadas no feriado de 20 de novembro, assim como os postos nas unidades do Poupatempo e do Descomplica SP. Também não haverá expediente nas agências Ganhatempo em Barueri, Resolve Fácil em Itapevi e Rede Fácil em Guarulhos.

Parques urbanos
Confira no link a seguir os horários de funcionamento dos Parques Urbanos (https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/Infos-Parques.pdf) administrados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

Defesa Civil do Estado
A Defesa Civil do Estado fica à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: [email protected].

Bom Prato
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social informa que 31 restaurantes da rede Bom Prato atenderão à população no feriado de 20 de novembro. Veja a relação:

Na capital: 25 de Março, Campos Elíseos (Rua Mauá, 66 e Praça da República), Brás, Guaianases, Itaquera, Lapa, São Mateus, Capão Redondo, Santo Amaro, Limão, Santana, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha. Juntas, as unidades servem cerca de 30 mil refeições por dia.

Grande São Paulo: São Bernardo do Campo I, Santo André I, Diadema, Cotia, Francisco Morato, Osasco, Mogi das Cruzes I, Suzano, Carapicuíba e Guarulhos.

Interior e litoral: Rio Claro, Taubaté, Bauru, Campinas, Jacareí, Franca, São José dos Campos e Santos.

No feriado, os restaurantes servirão as refeições no formato de marmitex.

Horários de funcionamento
  • 07h00 – Café da Manhã
  • 10h30 – Almoço prioritário para idosos
  • 11h00 – Almoço
  • 17h00 – Jantar
Saiba mais sobre o programa Bom Prato e endereços das unidades fixas e móveis: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom-prato.

Direitos da Pessoa com Deficiência
As 20 unidades do Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI) no Estado não irão realizar atendimento às pessoas com deficiência na segunda-feira (20). Todas as unidades voltam às atividades na próxima terça-feira (21). O Museu da Inclusão também não abrirá para visitação no feriado e retorna às atividades na terça.

Fazenda
Os postos da Fazenda no Estado de São Paulo estarão fechados nesta segunda-feira (20) e voltam a funcionar normalmente na terça-feira (21).

CDHU
A CDHU não terá expediente nesta segunda-feira (20). A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação retoma o expediente normal na terça-feira (21).

Instituições culturais
A programação de Museus, Oficinas Culturais, Bibliotecas e Fábricas de Cultura, instituições da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo está disponível em https://www.cultura.sp.gov.br/.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp