16/11/2023 às 22h40min - Atualizada em 16/11/2023 às 22h40min

Vem Verão: Quais os principais cuidados com os celulares em tempos de temperaturas elevadas

Todo dispositivo eletrônico opera por meio do movimento de elétrons, que são repelidos e atraídos por campos eletromagnéticos. Em condições normais, o calor gerado é pequeno e dissipado facilmente para o ambiente ao redor, porém, quando está sob alto desempenho, o excesso de calor pode acumular e causar problemas no aparelho.

Redação
Naturalmente, o calor é um inimigo da durabilidade dos aparelhos eletrônicos. O Verão começa no próximo mês e cuidar deles, controlando a temperatura nos dispositivos eletrônicos, é de suma importância para evitar superaquecimento e consequências prejudiciais.
 
Muitas cidades brasileiras nesse período chegam a quase 50 graus de temperatura. Ir a praia ou piscina para se refrescar e tirar a famosa "selfie" é normal. Um erro que muitos cometem é deixar o celular exposto ao sol. Uma exposição prolongada ao calor pode causar danos aos componentes internos e reduzir a vida útil do aparelho. No entanto, com alguns cuidados simples, é possível garantir que seu celular sobreviva aos dias mais quentes.
 
O CEO da rede Casa do Celular, Hugo Casasanta, alerta que é importante estar atento aos cuidados com o celular neste período: “A exposição ao calor acelera as reações químicas da bateria e acaba resultando na sua deterioração. Por isso, é essencial que ao carregar o aparelho verifique se ele está superaquecendo e, principalmente, evite a exposição do aparelho no sol”.
 
Todo dispositivo eletrônico opera por meio do movimento de elétrons, que são repelidos e atraídos por campos eletromagnéticos. Em condições normais, o calor gerado é pequeno e dissipado facilmente para o ambiente ao redor, porém, quando está sob alto desempenho, o excesso de calor pode acumular e causar problemas no aparelho.
 
Casasanta ainda dá algumas dicas que podem ajudar a manter o aparelho seguro durante o calor:
  • Evite a exposição direta ao sol: Seja na praia, na piscina ou mesmo durante um passeio, evite deixar o telefone sob o sol direto por longos períodos. Uma exposição prolongada ao calor excessivo pode afetar a bateria e outros componentes sensíveis.
  • Mantenha o celular em locais mais frescos: Quando não estiver em uso, procure guardar o celular em locais mais frescos, como bolsas à sombra ou dentro de bolsos arejados. Evitar deixar o aparelho no interior de carros estacionados sob o sol é crucial para evitar o superaquecimento.
  • Use capas de proteção adicionais: Opte por capas que permitam ventilação e dissipação de calor. Evite capas grossas e isolantes, pois elas podem reter o calor e contribuir para o aumento da temperatura interna do dispositivo.
  • Desative funções desnecessárias: Durante os dias mais quentes, desative recursos como GPS, Bluetooth e Wi-Fi quando não estiverem em uso. Essas funções podem gerar calor adicional, contribuindo para o aumento da temperatura do dispositivo.
  • Mantenha as atualizações no dia: Certifique-se de que o sistema operacional e os aplicativos estejam sempre atualizados. As atualizações muitas vezes incluem melhorias no gerenciamento de energia e na eficiência térmica, ajudando a manter o celular mais fresco.
  • Não utilize carregadores falsificados: pois pode aquecer o aparelho e diminuir a vida útil da bateria, além disso, evite usar o dispositivo enquanto ele estiver carregando. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp