15/11/2023 às 15h37min - Atualizada em 15/11/2023 às 15h37min

Onda de calor no Brasil: altas temperaturas vão afetar Norte, Sudeste e Centro-Oeste

Ao menos cinco capitais devem bater recordes de temperatura que devem passar dos 40ºC.

Redação
Agência Gov
Foto: Divulgação
O Brasil passa por uma nova onda de calor e altas temperaturas vão afetar principalmente as regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ao menos cinco capitais devem bater recordes de temperatura que devem passar dos 40°C. Para encarar esse calorão, o Ministério da Saúde reforça medidas importantes, principalmente quanto à hidratação.
 
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, Agnes Soares, a ingestão de água é fundamental porque o nosso corpo precisa de líquido para manter a temperatura ideal de funcionamento.
 
O uso do filtro solar também é essencial. Ele deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol para que seja absorvido e deve ser reaplicado a cada duas horas em que permanecer ao sol. O produto deve ser espalhado por todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.
 
Agnes Soares alerta também, que até mesmo as pessoas que moram em lugares em que estão acostumadas com o calor têm de pensar em formas de se proteger durante o período de altas temperaturas.
 
Temporais mantêm Região Sul em alerta
Nos próximos dias, o ar quente, úmido e bastante instável segue predominando na região Sul do País. Ao longo desta quarta-feira (15), áreas de instabilidade ganham força e devem provocar fortes pancadas de chuva, com rajadas de vento acima de 90 km/h e queda de granizo, especialmente entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
 
Entre quinta-feira (16) e sexta-feira (17), a instabilidade continua, com novos temporais em áreas dos três estados. Os maiores acumulados de chuva, segundo o Inmet, devem ocorrer entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, com valores diários acima de 100 milímetros em algumas localidades. Os volumes de chuva devem superar 200 milímetros.
 
No sul gaúcho e norte paranaense, não se descartam volumes de chuva pontuais em torno de 50 mm e alguns temporais.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp