10/11/2023 às 14h21min - Atualizada em 10/11/2023 às 14h21min

Centros da Fundação CASA recebem comitiva de programa da Filarmônica de Paris

Membros do programa Démo, de ensino de música clássica, conhecem polos de ensino musical do Guri, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, nos CASAs Chiquinha Gonzaga e Topázio.

Redação
Foto: Visita da Filarmônica de Paris, à oficina do Guri no CASA Chiquinha Gonzaga
Dois centros socioeducativos da Fundação CASA localizados na zona Leste da cidade de São Paulo, os CASAs Chiquinha Gonzaga e Topázio, no Complexo do Brás, com polos de ensino musical do Guri para adolescentes em internação, recebem até o dia 13 de novembro visita dos membros do Démos, programa coordenado pela Cité de la musique da Filarmônica de Paris, voltado à democratização cultural por meio do ensino de música clássica a crianças de 07 a 12 anos na França. 
 
O Guri é o programa do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, que oferece educação musical, arte e cultura a crianças e adolescentes. 
 
Entre os dias 5 e 9 novembro, o especialista em difusão de música tradicional, Gilles Delebarre, diretor do Démos, está no Brasil para um intercâmbio que visa a estreitar os laços entre o Guri e o Démos (sigla de Dispositif d´Éducation Musicale et Orchestrale à Vocation Sociale). Depois, até o dia 19 de novembro, a troca de experiências seguirá com outros três membros da comitiva: Victor Jacob, maestro francês que recebeu o prêmio “Révélation chef d'orchestre” nos Victoires de la musique franceses em 2023; Patrick Toffin, clarinetista envolvido no desenvolvimento do Démos em toda a França; e François Goutal, responsável pelo Démos em Thouars. 
 
Na próxima segunda-feira (13), às 9h40, a comitiva francesa do programa, acompanhados de gestores da Santa Marcelina Cultura, conhecem o trabalho realizado pelos educadores do Guri na oficina de violão no CASA Chiquinha Gonzaga, na Mooca, junto às jovens em internação. Na ocasião, os membros do Démos também acompanharão um período da execução da medida socioeducativa. 
 
A visitação a polos da Fundação CASA começou na última terça-feira (7), quando Gilles Delebarre assistiu à aula na oficina de percussão dos adolescentes internados no CASA Topázio, no Complexo do Brás. O diretor do Démos foi acompanhado pelo gerente de Arte, Cultura e Ensino Profissionalizante (Gacep) da Fundação CASA, Wellington Araújo, e de representantes da Santa Marcelina Cultura.  
 
“O Gilles (Delebarre) gostou bastante da aula e da dinâmica do centro socioeducativo, observando que a relação entre os adolescentes atendidos e os servidores é mais amistoso aqui do que ele já viu em Paris”, conta o gerente da Gacep. A participação do francês não se restringiu à observação: ao se sentir à vontade, participou do ensaio de um baião dos jovens tocando um bongô. 
 
Visita da comitiva do programa Démos, da Filarmônica de Paris, à oficina do Guri no CASA Chiquinha Gonzaga 
Data: segunda-feira (13/11), a partir das 9h40 
Local: CASA Chiquinha Gonzaga 
Endereço: Rua Japuruchita, nº 300 – Mooca – São Paulo – SP  
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp