09/11/2023 às 20h27min - Atualizada em 09/11/2023 às 20h27min

Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Belo Horizonte – MG vence Concurso Nacional de Inovação

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Belo Horizonte já beneficiou mais de 400 mil pessoas, graças à instalação de mais de 2 mil pontos de acesso de internet gratuita, com qualidade e velocidade.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
O Programa de Inclusão Digital, da Prefeitura de Belo Horizonte – MG, é o vencedor da 27ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A PBH foi vencedora na categoria Inovação em Serviços ou Políticas no Poder Público com o Programa de Inclusão Digital, conduzido pela Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel). A iniciativa leva conectividade, doação de computadores ou dispositivos para entidades e famílias, além de capacitação em Tecnologias de Informação e Comunicação para moradores de vilas e favelas da cidade. 

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Belo Horizonte já beneficiou mais de 400 mil pessoas, graças à instalação de mais de 2 mil pontos de acesso de internet gratuita, com qualidade e velocidade.  A iniciativa possibilita a geração de emprego, renda e a inclusão da população de vilas e aglomerados no mercado de trabalho da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com os mais de 15 cursos gratuitos de capacitação para uma área que tem milhares de vagas de emprego em aberto.

Além da conectividade, com o acesso à internet, e os cursos de capacitação em TIC – que já qualificou 10 mil pessoas para o mercado de trabalho –, o programa proporciona o recondicionamento e a distribuição de computadores ou tablets para entidades e famílias que não possuam nenhum tipo de dispositivo com acesso à internet e que estejam participando dos cursos gratuitos da Prodabel. 

Há ainda um telecentro móvel com duas salas de aula e 20 computadores. Trata-se da Carreta da Inclusão Digital que percorre as comunidades e vilas atendidas pelo Programa de Inclusão Digital.

“Esta vitória é a confirmação do exitoso trabalho da Prefeitura de Belo Horizonte na dinamização de ações e iniciativas de inovação e modernização do serviço público com foco no agente principal de toda razão da coletividade: o cidadão”, comemora o presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte. 

Concurso Inovação no Setor Público
O Concurso Inovação no Setor Público é promovido desde 1996 pela ENAP e tem como objetivo incentivar a inovação, reconhecer e valorizar equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, trazendo melhorias para a gestão das organizações e políticas públicas. É uma forma de contribuir para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornar mais eficientes as respostas do Estado para as demandas da sociedade. 

Em 2021 Belo Horizonte obteve o primeiro lugar na 25ª edição do concurso com o reconhecimento ao trabalho “Segurança alimentar em tempos de pandemia: o caso de Belo Horizonte”.

Agora foi a vez a Inclusão Digital, com o resultado divulgado nesta quinta-feira (9), em Brasília – DF, durante a Semana Nacional de Inovação.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp