09/11/2023 às 14h45min - Atualizada em 09/11/2023 às 14h45min

Alckmin inaugura megausina de energia solar em Minas Gerais

Empreendimento, que integra o Novo PAC, tem 1,2 milhão de painéis fotovoltaicos e terá capacidade de produzir energia para atender 3 milhões de pessoas.

Redação
Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
Foto: Cerimônia de Inauguração da Usina Fotovoltaica Hélio Valgas – UFV em Várzea da Palma – MG
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), participou nesta quinta-feira (9) da inauguração de um dos maiores parques de energia solar do país, em Várzea da Palma, a 300 quilômetros de Belo Horizonte – MG. O complexo fotovoltaico de Hélio Valgas teve investimentos de R$ 2 bilhões e, quando estiver funcionando plenamente, terá capacidade de produzir energia para atender 800 mil residências ou cerca de 3 milhões de pessoas.
 
O complexo, um empreendimento da Comerc Energia em sociedade com a Vibra, integra o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do governo federal, E ocupa uma área de 1.497 hectares, com mais de 1,2 milhão de painéis fotovoltaicos.
 
Embora ainda não esteja operando em sua capacidade total, a planta de Hélio Valgas já foi energizada em agosto de 2023, gerando 119 GWh de energia – a capacidade instalada é de 662 MWp.
 
Alckmin celebrou o megainvestimento, que se alinha aos esforços do governo brasileiro rumo à transição energética e à transformação ecológica do país. “Energia renovável é tudo o que o Brasil precisa. O governo federal tem trabalhado no sentido de estimular a energia solar”, disse.
 
Entre as ações promovidas pelo governo, o vice-presidente citou o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi), ao qual a Usina Fotovoltaica de Hélio Valgas já está enquadrada. O programa oferece incentivos fiscais para empresas que realizam investimentos em projetos de infraestrutura considerados estratégicos para o desenvolvimento do país.
 
Alckmin ressaltou ainda a expansão do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis), que inseriu o segmento de placas fotovoltaicas aos incentivos do programa, como isenção de Imposto de Importação, IPI e PIS-COFINS.
 
“O mundo inteiro está empenhado em descarbonizar. E aí entra o Brasil como grande protagonista. Não tem país do mundo que tenha energia mais limpa, mais renovável”.
 
Participaram da cer preciso descarbonizar. O mundo inteiro tá empenhado em descarbonizar. E aí entra o Brasil como grande protagonista da questão climáticaimônia de inauguração Eduardo Monteiro de Abreu, prefeito de Várzea da Palma; André Dorf, CEO do Grupo Comerc Energia; Cristopher Vlavianos, Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Comerc; Ernesto Pousada, CEO da Vibra Energia; e Pedro Fiuza, vice-presidente de Geração Centralizada do Comerc Energia.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp