16/03/2020 às 21h49min - Atualizada em 16/03/2020 às 21h51min

Presídios de São Paulo têm fugas e rebeliões

Na tarde desta segunda-feira (16), mega rebeliões e fugas acontecem em várias unidades prisionais do estado de São Paulo. O quadro é considerado é extremamente preocupante e funcionários ainda são feitos reféns em algumas unidades.

Centenas de detentos fizeram rebeliões e fugiram de vários presídios no litoral paulista, Grande São Paulo e interior de São Paulo na tarde desta segunda-feira (16).

A Corregedoria Geral da Justiça suspendeu a saída temporária dos presos em cumprimento de pena em regime semiaberto, que aconteceria nesta terça-feira (17). A saída dos detentos deveria ser “remarcada pelos juízes corregedores dos presídios”.

Poder Judiciário considerou a necessidade de alteração da data porque, se fosse realizada agora, depois de cumprida a saída temporária, ao retornarem ao sistema prisional os detentos seriam potenciais transmissores do coronavírus aos demais encarcerados.

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que “estão ocorrendo atos de insubordinação nos Centros de Progressão Penitenciária de Mongaguá - SP, Tremembé - SP e Porto Feliz - SP, além da ala de semiaberto da Penitenciária II de Mirandópolis - SP, devido à suspensão da saída temporária, que ocorreria amanhã [terça-feira (17)]. Tanto o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) quanto a Polícia Militar foram acionados e estão cuidando da situação”.

Ainda de acordo com a nota, “a medida foi necessária pois o benefício contemplaria mais de 34 mil sentenciados do regime semiaberto que, retornando ao cárcere, teriam elevado potencial para instalar e propagar o coronavírus em uma população vulnerável, gerando riscos à saúde de servidores e de custodiados”.

Segundo a Polícia Militar, em Mongaguá, 400 presos fugiram e ainda há reféns no local; em Mirandópolis, foram 926 presos; 30 fugiram de Taubaté, totalizando a fuga de cerca de 1400 presos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp