07/11/2023 às 20h04min - Atualizada em 07/11/2023 às 20h04min

Prefeitura de Belo Horizonte – MG faz busca ativa para verificar situação vacinal de crianças e adolescentes

No momento da visita os profissionais checam as anotações realizadas pelas equipes de Saúde nas cadernetas de vacinação, que indicam quando é necessário receber os imunizantes.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
A Prefeitura de Belo Horizonte – MG segue com diversas estratégias para sensibilizar a população sobre a importância da multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Nas visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), por exemplo, é realizada busca ativa para identificar se há alguma vacina em atraso.

No momento da visita os profissionais checam as anotações realizadas pelas equipes de Saúde nas cadernetas de vacinação, que indicam quando é necessário receber os imunizantes. Caso alguma dose esteja em atraso, o morador é orientado a procurar um centro de saúde para regularizar a situação vacinal.

Atualmente, o município conta com cerca de 2,3 mil agentes comunitários de saúde que fazem, em média, 38 mil visitas domiciliares por mês. Durante a Campanha de Multivacinação, que vai até o dia 10 de novembro, a intensificação dessas ações segue em todas as regionais do município.

“É uma estratégia importante, pois os agentes percorrem as casas e identificam as pessoas que estão com a caderneta de vacinação atrasada. Além de orientarem sobre a importância da vacinação estar em dia, eles compartilham informações com a equipe da Estratégia Saúde da Família, auxiliando na definição de ações para aumentar a adesão da população às vacinas”, explica o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.

As doses que fazem parte da Campanha de Multivacinação são aplicadas de acordo com a avaliação da situação vacinal de cada criança e adolescente. É imprescindível a apresentação da caderneta de vacinação para a conferência e atualização, se necessário.

Confira os locais e horários de vacinação no portal da Prefeitura.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp