07/11/2023 às 15h47min - Atualizada em 07/11/2023 às 15h47min

Documentário brasileiro “Somos Guardiões” fatura prêmios em festivais de São Paulo e Londres

Filme que mostra luta dos indígenas contra desmatamento da Amazônia e a complexa realidade local conquistou três prêmios em três dias.

Redação
O filme “Somos Guardiões”, dirigido pelo cineasta indígena Edivan Guajajara e pelos documentaristas Chelsea Greene e Rob Grobman, teve uma semana digna de conto de fadas. Em apenas três dias, a produção faturou três reconhecimentos importantes do cinema mundial. No dia 01/11, o documentário sagrou-se o mais vitorioso da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo com o prêmio do público de melhor documentário brasileiro e o “Cultures of Resistance” que reconhece o ativismo criativo. Dois dias depois, em 03/11, a obra levou o troféu de melhor documentário do Raindance Film Festival, um dos mais tradicionais do mundo, em cerimônia realizada em Londres.
 
“Vencer o prêmio do público traz credibilidade e mais visibilidade e o Cultures of Resistance vai prover suplementos importantes para que os guardiões consigam proteger a floresta e comprar equipamentos audiovisuais para a mídia indigena e, assim, preparar a juventude para seguir contando suas histórias e mostrando a realidade. Nós precisamos que muitas pessoas o assistam e virem guardioes para fazermos a diferença. Nós estamos gratos e honrados pelos prêmios – os nossos quatro anos de trabalho duro para fazer o filme valeram a pena!”, comemorou Chelsea sobre a premiação brasileira.
 
Esta é a primeira vez que um filme brasileiro recebe a premiação da Fundação Cultures of Resistence que concede 10 mil dólares aos ativistas envolvidos no longa. O montante ofertado aos guardiões da floresta das aldeias Tembé e Guajajara, e à Mídia Indígena, poderá ser usado exclusivamente para a compra de câmeras, drones e tecnologia adicional que
 
“A notícia destes prêmios é um emocionante começo para a campanha e para os Tembé e Guajajara”, afirmam os produtores do filme que lançam uma campanha de impacto para catalisar uma ação global para apoiar o trabalho dos guardiões, reflorestar seus territórios, promover a bioeconomia e fortalecer cineastas indígenas.
 
Para apoiar o filme, acesse: Link
 
Mais informações sobre o Cultures of Resistance: Link
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp