07/11/2023 às 10h22min - Atualizada em 07/11/2023 às 10h22min

Quais são as doenças que aumentam o valor de um seguro de vida?

É comum que as seguradoras apliquem aumentos nos seus prêmios aos segurados que têm determinadas doenças, um histórico familiar ruim e hábitos não saudáveis.

Redação
Você está planejando contratar um seguro de vida? Então, precisa saber que, além das tarifas das apólices e da sua situação financeira, seu histórico médico e estilo de vida também são fatores importantes que determinam o valor a pagar pelo seguro de vida. É comum que as seguradoras apliquem aumentos nos seus prêmios aos segurados que têm determinadas doenças, um histórico familiar ruim e hábitos não saudáveis. Se você deseja saber quanto custa um seguro de vida, neste artigo, você aprenderá mais sobre quais são as doenças que podem aumentar o valor de um seguro de vida. Acompanhe a seguir:
 
As doenças mais comuns que aumentam o valor de um seguro de vida
Doenças cardíacas
As doenças cardíacas são um dos principais motivos de preocupação para as seguradoras. Uma pessoa que teve algum problema cardíaco ou sofre de alguma doença cardíaca crônica, como hipertensão, insuficiência cardíaca ou doença arterial coronária, terá de pagar um prêmio mais alto para obter um seguro de vida. Este tipo de doença vem se tornando cada vez mais comum e, consequentemente, as buscas por planos de saúde e seguros de vida.
 
Doenças respiratórias
Outra doença que pode aumentar o valor do prêmio do seguro de vida é a doença pulmonar crônica. As pessoas com doenças pulmonares, como enfisema, bronquite crônica ou asma, também costumam ter o prêmio aumentado. Tudo isso precisa ser comprovado através de laudos e exames médicos para não correr o risco de ter a cobertura negada em caso de necessidade.
 
Doenças mentais
As doenças mentais, tais como depressão, transtorno bipolar, transtorno de ansiedade ou transtorno de estresse pós-traumático podem afetar o prêmio de um seguro de vida, dependendo da gravidade. Por exemplo, uma pessoa com depressão leve provavelmente não verá aumento no prêmio, enquanto outra com depressão severa pode ter o prêmio aumentado. Cada caso precisa ser analisado com cautela por um médico especialista para a emissão de um laudo.
 
Doenças crônicas
Algumas outras doenças crônicas, como diabetes, epilepsia, doenças renais crônicas ou doenças autoimunes, também podem aumentar o prêmio de um seguro de vida.
 
Hábitos não saudáveis
Alguns hábitos não saudáveis, como tabagismo, uso abusivo de álcool, obesidade ou uso abusivo de drogas, podem aumentar o prêmio de um seguro de vida.
 
A prevenção é o melhor remédio
A prevenção é o melhor remédio quando se trata de saúde. É fundamental adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e o controle do estresse. Além disso, realizar exames preventivos periodicamente é essencial para detectar precocemente possíveis doenças e iniciar o tratamento imediatamente, aumentando as chances de cura.
 
Outro aspecto importante da prevenção é estar atento aos sinais que o corpo pode apresentar. Qualquer alteração, por menor que seja, deve ser investigada e tratada o mais rápido possível. A prevenção também engloba vacinas adequadas, principalmente para crianças e idosos, visando a proteção contra doenças infecciosas.
 
Investir em saúde preventiva não só garante uma vida mais saudável e longeva, mas também contribui para a redução dos gastos com tratamentos médicos e hospitalares. Portanto, não espere ficar doente para cuidar da sua saúde. Previna-se!
 
Atualmente, contratar um seguro de vida vem se tornando cada vez mais comum para quem deseja se proteger e dar mais tranquilidade aos seus familiares. No entanto, é importante ter em mente que algumas doenças ou hábitos não saudáveis podem aumentar o prêmio. Então, se você tem uma determinada condição médica, é importante conversar com o seu médico para descobrir se ela pode afetar o valor do seu seguro de vida. Por isso, cuide da sua saúde de maneira preventiva e tenha vantagens na hora de contratar um seguro de vida.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp