01/11/2023 às 10h47min - Atualizada em 01/11/2023 às 10h47min

Governo Federal resgata 33 brasileiros que estavam na Cisjordânia

Operação envolveu aluguel de ônibus, articulação com autoridades palestinas, israelenses e da Jordânia. Estimativa é de que o voo de repatriação decole da Jordânia nesta quarta-feira (1º).

Redação
Agência Gov
Foto: Divulgação/Palácio do Planalto
Um novo e complexo capítulo da Operação Voltando em Paz, para repatriar brasileiros na zona de conflito no Oriente Médio, ocorreu na manhã desta quarta-feira (1º), na Cisjordânia. A Representação Brasileira em Ramala organizou uma operação de resgate de 33 pessoas de 12 famílias que manifestavam interesse na repatriação. São 12 homens, 10 mulheres e 11 crianças. No grupo, seis idosos.
 
Segundo o embaixador Alessandro Candeas, três veículos, entre ônibus e vans alugados pela representação do Brasil, conduziram os passageiros de 11 cidades da Cisjordânia até a cidade de Jericó.
 
“Os veículos foram identificados com a bandeira do Brasil. Para fins de segurança, as placas, trajetos e listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel”, explicou Candeas. A medida é essencial para evitar bombardeios no trajeto.
 
Em Jericó, todos fizeram os trâmites migratórios. Dali, partiram para o cruzamento da fronteira com a Jordânia. Na sequência, embarcaram em outro ônibus fretado pelo Governo Brasileiro para direcionar a caravana até Amã, capital da Jordânia. Um deslocamento de pouco mais de uma hora.
 
No Aeroporto Internacional Queen Alia, os brasileiros serão embarcados numa aeronave da Presidência da República que tem previsão de decolagem ainda hoje. O voo terá como destino no Brasil a Base Aérea de Brasília – DF. O destino das pessoas repatriadas será Foz do Iguaçu – PR (oito), São Paulo – SP (cinco), Florianópolis – SC (quatro), Recife – PE (três), Rio de Janeiro – RJ (três), Fortaleza – CE (três), Curitiba – PR (dois), Goiânia – GO (dois), Brasília – DF (dois) e Porto Alegre – RS (um).
 
Em suas redes sociais, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, disse estar mais tranquilo com a situação daqueles que esperam em Gaza para serem repatriados.
 
“O Egito acaba de abrir a fronteira com Gaza para que estrangeiros possam sair da zona de guerra. Ainda não há brasileiros na primeira lista de saída, mas, sob determinação do presidente Lula, estamos intensificando a nossa gestão com as autoridades locais para que em breve nossos brasileiros possam sair”, escreveu Pimenta.
 
O ministro reforçou ainda que o avião presidencial VC-2, cedido pela Presidência da República e que chegou em Cairo, no Egito, na terça-feira (31), com 1,5 toneladas de alimentos estão a postos aguardando para levar ajuda humanitária.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp