28/10/2023 às 20h54min - Atualizada em 28/10/2023 às 20h54min

Judô abre campanha no Chile com seis pódios em seis possíveis: quatro ouros

Aléxia Nascimento, Larissa Pimenta, Rafaela Silva e Michel Augusto conquistaram os títulos nos tatames do Pan no Dia Mundial do Judô.

Redação
Agência Gov
Foto: Anderson Neves/Confederação Brasileira de Judô (CBJ) – A jovem Aléxia Nascimento, de 21 anos, celebra a conquista do ouro na categoria até 48kg
Seis disputas na fase final, seis medalhas, 100% de aproveitamento no primeiro dia do Pan de Santiago. No Dia Mundial do Judô, celebrado em 28 de outubro, o Brasil deixou bem claras todas as credenciais do esporte que é sinônimo de medalha para o país em todos os Jogos Olímpicos desde 1984.
 
Na primeira jornada de lutas no Centro de Esportes de Contato, na capital chilena, os seis brasileiros escalados em cinco categorias subiram ao pódio. Foram quatro ouros e dois bronzes, resultado que deixa o país na liderança isolada do quadro de medalhas da modalidade.
 
Na categoria até 48 quilos, as duas brasileiras inscritas medalharam. Amanda Lima ficou com o bronze após superar a a chilena Mary Vargas Ley por ippon e Aléxia Nascimento conquistou o ouro ao passar pela mexicana Edna Guadalupe Torres com uma imobilização no solo. Uma curiosidade: a última vez que o país havia subido ao pódio nessa categoria tinha sido nos Jogos de Indianápolis, em 1987, com Monica Angelucci. 
 
Bolsa Atleta
Ao todo, o Brasil tem 19 atletas convocados, 18 deles integrantes do Bolsa Atleta, o programa de patrocínio individual do Governo Federal. O investimento direto anual no grupo dos 18 atletas soma R$ 1,43 milhão via Ministério do Esporte. Os seis medalhistas deste sábado são integrantes do programa.
 
O BI de Pimenta
Na categoria até 52 quilos, Larissa Pimenta chegou ao segundo título consecutivo em Jogos Pan-Americanos. Depois de passar pela chilena Judith Carla González e pela americana Angelica Delgado nas quartas e na semifinal, Larissa superou na decisão, nas punições, a mexicana Paulina Martinez Claro. 
 
“Foi muito especial. Eu vinha refletindo nesses dias. O que vim fazer aqui? O que vim buscar? Eu vim fazer o que gosto. O judô é minha vida. Nada é melhor do que estar aqui. Defender o título que eu já tinha é importante. Desafiador. É um momento especial para mim”, resumiu a brasileira.
 

Rafaela Soberana
Na categoria até 57kg, vitória de um fenômeno brasileiro dos tatames. Campeã mundial, campeã olímpica e uma das atletas mais completas do país na modalidade, Rafaela Silva não deu brechas para a as adversárias. Confirmou o favoritismo e passou de forma soberana por Kristine Jimenez, da República Dominicana, Maria Fernanda Villalba, da Colômbia e, na final, jogou ao solo duas vezes a argentina Brisa Gomez para conquistar o ouro no megaevento continental.
 
Resultados
  • Feminino
48kg
Amanda Lima - Bronze
Aléxia Nascimento - Ouro
52kg
Larissa Pimenta - Ouro
57kg
Rafaela Silva - Ouro
  • Masculino
60kg
Michel Augusto - Ouro
66kg
Willian Lima - bronze
 
Masculino 
Na categoria até 60kg do masculino, o adolescente Michel Augusto, de apenas 18 anos, conquistou o título sobre o colombiano Johan Cano nas punições. Antes, deixou para trás Sebastian Sancho, da Costa Rica, e Jairo Miguel Moreno, de El Salvador.
 

Bronze de Ouro 
O único ouro que não veio para o Brasil nesta primeira jornada foi na categoria até 66kg do masculino. Willian Lima tropeçou na estreia contra o venezuelano Alberto Estrada, que terminaria o dia com a medalha de ouro. Willian, que saiu do Brasil prometendo para o filho recém-nascido o ouro, precisou se reinventar na conversa com técnico e a esposa para retomar a competição e sair com o bronze, numa vitória sobre o peruano Juan Miguel Acuña por ippon.
 
"É uma medalha que marca a história de um atleta. Ninguém esquece. Tem um gostinho diferente. Confesso que me senti um pouco mais pressionado, vendo aqui como uma preparação para Paris. Parecido com Olimpíadas. Fiquei um pouco nervoso", afirmou Willian. "Perder a primeira luta foi dolorido, me destruiu. Se não fosse minha esposa, meu filho e o sensei, eu teria desistido. Mas eles botaram a minha cabeça no lugar e veio a medalha", celebrou.
 
No Tatame 
Neste domingo (29), mais seis brasileiros entram no tatame em quatro categorias, duas no masculino e outra duas no feminino. Entre os homens, o medalhista olímpico Daniel Cargnin disputa a categoria até 73kg ao lado de Gabriel Lira Falcão. Guilherme Schimidt entre no tatame para defender a categoria até 81kg. No feminino, a medalhista olímpica Ketleyn Quadros é a titular da categoria até 63kg. Luana Carvalho e Alexia Castilhos representam o país na até 70kg. As competições no judô no Pan seguem até o dia 31, na terça-feira, com a disputa por equipes mistas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp