28/10/2023 às 13h17min - Atualizada em 28/10/2023 às 13h17min

Golpes na internet são cada vez mais comuns; veja como evitar

Em entrevista exclusiva, o superintendente da Anatel Gustavo Santana Borges dá dicas para fugir de armadilhas e o que fazer caso aconteça; Agência oferece aplicativo para denúncias e portal com material didático.

Redação
Agência Gov
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A tecnologia e a comunicação digital avançam a passos largos, com novos aplicativos e equipamentos que simplificam a vida dos cidadãos: é possível acessar serviços públicos, armazenar documentos e pagar contas. O ambiente digital, no entanto, tem sido cada vez mais usado para aplicar golpes diversos. Com o aumento do número de fraudes e golpes no ambiente digital, diversos agentes, públicos e privados, têm se mobilizado para enfrentar o problema.
 
Para ajudar os consumidores vítimas dessas ações criminosas, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atua na prevenção e no combate às fraudes que se utilizam, direta ou indiretamente, dos serviços de telecomunicações. A Agência alerta que, como as táticas utilizadas pelos fraudadores mudam com frequência, é muito importante que o consumidor esteja bem informado, para não cair em uma armadilha.
 
Em entrevista exclusiva à Agência Gov, o superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Santana Borges, orienta como os consumidores podem agir em caso de sofrerem uma tentativa de golpe.
 
“O melhor canal para o registro de situações de golpe é o Anatel Consumidor, um aplicativo para celulares em que a gente consegue identificar melhor essas informações de fraude. Pelo site da Anatel, também é possível acessar o aplicativo”, destaca.
 
No site da Agência na internet, há diversas informações para conscientizar a sociedade sobre as fraudes, o que são, como evitá-las e como resolvê-las, bem como dicas de segurança e privacidade, divididas por temas. A preocupação e cuidado se dão em razão da amplitude do ambiente digital.
 
“Já que estão todos usufruindo dessa facilidade, o crime vem e busca aplicar golpes, especialmente se aproveitando de pessoas mais vulneráveis ou que não estejam tão atentas. E, a depender do golpe, até quem está bastante apto pode cair em armadilhas sofisticadas”, alerta Borges.
 
O superintendente destaca que o portal da Agência “foi preparado com muito cuidado por uma equipe de especialistas em segurança, em são destacadas quais são as principais fraudes que têm acontecido envolvendo serviços de telecomunicação, além de haver uma seção de dicas para os leitores de boas práticas para prevenção”.
 
A página também contém uma seção sobre habilidade digital, onde há conteúdos educativos, que podem ser inclusive repassados para as crianças que usam a internet. “Tem muitos conteúdos interessantes para quem quer aumentar a sua segurança”, reforça.
O portal Dicas contra Fraudes, da Anatel, pode ser acessado clicando aqui.
 
Confira, abaixo, a entrevista completa concedida à Agência Gov pelo superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Santana Borges:
 
Quais dicas a Anatel dá para as pessoas não caírem em golpes na internet?
É importante o cidadão entender que os criminosos atualizam os golpes a cada semana. Tanto os órgãos públicos como privados adotam medidas para estancar, mas os golpistas continuam encontrando outros meios para aplicar golpes. Portanto, o usuário do ambiente digital deve estar sempre atento, alerta, vigilante com alguns riscos: evitar clicar em links de pessoas desconhecidas, evitar passar informações que chegam via SMS, como senha, ou para alguém que esteja te pedindo essa informação.
 
É estranho que um órgão oficial te ligue pedindo informações pessoais ou dados bancários, de cartão de crédito. É estranho que te peçam um depósito para que você acesse um valor que, supostamente, você ganhou. Essas são algumas medidas importantes.
 
Qual é o papel da Anatel no combate a crimes cometidos em ambientes digitais?
O ambiente digital é conectado pelas telecomunicações. Alguns deles envolvem direta ou indiretamente os serviços de telecomunicações no Brasil, de telefonia celular ou de telefonia fixa, por exemplo. Nesse sentido, as operadoras de telecomunicação têm obrigação de adotar medidas antifraude para que não perpetue ao cidadão a situação que lhe permita sofrer uma fraude. O papel da Agência é sempre cobrar das operadoras essas medidas de proteção ao consumidor.
 
Como a Anatel monitora o surgimento de novas ferramentas que representam uma oportunidade para os criminosos em ambientes digitais?
Muitas vezes, o consumidor aponta para a Agência, nos canais de atendimento, pelo aplicativo. As próprias instituições financeiras e operadoras muitas vezes procuram a Anatel alertando sobre golpes recentes. E nós também temos um diálogo com as autoridades policiais, civil e federal. Então, estamos em permanente diálogo para permitir a identificação de novos golpes.
 
Quais são os grupos considerados mais vulneráveis a esses golpes?
A gente percebe que grupos de idosos são mais vulneráveis, por ter um maior distanciamento da tecnologia, em alguns casos. E tem uma parcela da população que, mesmo não sendo idosa, tem algum nível de dificuldade, há falta de habilidade digital.
 
A Anatel tem trabalhado muito com o conceito de conectividade significativa, que envolve a capacidade de o cidadão brasileiro tanto acessar uma rede de serviços com qualidade, tendo um equipamento, um aparelho que propicie o uso das facilidades do ambiente digital, mas que ele também tenha a educação para uso na sua totalidade do serviço, sem cair em golpes e armadilhas que são colocadas pelos criminosos.
 
Em caso de cair em um golpe na internet, o que o cidadão deve fazer?
É muito importante que ele procure a empresa ou o órgão público que foi utilizado pelo golpista para alertar do que tem acontecido. Também é importantíssimo comunicar a Polícia Civil do seu estado, para que ela gere estatísticas a partir desses boletins de ocorrência e promova investigações para identificar quem está cometendo esses crimes.
 
É importante informar às autoridades, como o órgão regulador que o golpe envolveu. No caso das operadoras de telecomunicação, a Anatel. Se envolver alguma instituição financeira, comunicar ao Banco Central. São medidas que ajudam os órgãos públicos a promover a identificação do golpe, a entender como ele tem ocorrido, a traçar medidas de enfrentamento e, também, ajudar as autoridades de Segurança Pública a encontrar os criminosos.
 
Quais são os canais de atendimento que a Anatel oferece direcionados a vítimas de golpes?
O melhor canal para esse tipo de manifestação é o Anatel Consumidor, um aplicativo para celulares em que a gente consegue identificar melhor essas informações de fraude. Pelo site da Anatel, também é possível acessar o aplicativo.
 
Se o consumidor buscar na internet por "fraudes Anatel", ele vai acessar, no site da Anatel, um portal com dicas que, se forem seguidas, reduz muito as chances de ele cair em um golpe.
 
Pelo que temos conhecimento, há muitos golpes que envolvem programas para aposentados, para endividados, criando conversas em que pedem ao cidadão o número da conta bancária ou de cartão de crédito ou pedem para fazer um depósito. Esses são os perigos do ambiente digital.
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