27/10/2023 às 16h09min - Atualizada em 27/10/2023 às 16h09min

Prefeitura de Belo Horizonte – MG alerta sobre baixa cobertura vacinal na capital

Para reverter esse quadro, está em andamento a Campanha de Multivacinação, destinada a crianças e adolescentes de 0 a menos de 15 anos. O Dia D será neste sábado (28), com a abertura dos 152 centros de saúde, do Centro de Atenção à Saúde do Viajante e do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, das 8h às 17h.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
A Prefeitura de Belo Horizonte – MG alerta pais e responsáveis de crianças e adolescentes sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. As atuais coberturas vacinais na capital estão abaixo dos percentuais preconizados pelo Ministério da Saúde – o que pode deixar a população mais vulnerável a diversas doenças, como a tuberculose, sarampo e poliomielite.

Para reverter esse quadro, está em andamento a Campanha de Multivacinação, destinada a crianças e adolescentes de 0 a menos de 15 anos. O Dia D será neste sábado (28), com a abertura dos 152 centros de saúde, do Centro de Atenção à Saúde do Viajante e do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, das 8h às 17h. 

A cobertura vacinal da meningite C, por exemplo, está em 49,6% para menores de 1 ano. Já no caso da tríplice viral, que garante proteção contra sarampo, rubéola e caxumba, está em 68,1%. Para essas vacinas a cobertura ideal é de 95%. No caso da BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, apenas 54,1% das crianças menores de 1 ano foram imunizadas, enquanto a cobertura indicada é de 90%. Em relação à vacina da Covid-19, apenas 17,8% das crianças de 6 meses a dois anos receberam a segunda dose do imunizante. Entre aquelas de 3 e 4 anos, o índice é 32,7%.

“Essa situação nos preocupa, pois são doenças que podem evoluir para um quadro grave. E ainda há aquelas que estão sob controle justamente devido ao histórico de grande adesão da população às vacinas, mas que agora podem voltar. Por isso, pedimos aos pais e responsáveis que vacinem as crianças e adolescentes. As doses são seguras e eficazes”, alertou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.  

A campanha vai até o dia 4 de novembro e, durante a mobilização, as cadernetas de vacinação são avaliadas e, havendo necessidade, são aplicadas as doses que estiverem faltando.  É fundamental que os pais ou responsáveis legais levem o documento para a conferência e atualização. Os endereços dos locais e outras informações estão disponíveis no portal da Prefeitura.

Ponto extra de vacinação
A Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) disponibilizou a Carreta de Inclusão Digital, que está funcionando como ponto extra de vacinação.

A estrutura está na Avenida Senador Levindo Coelho, nº 2.280 – Vale do Jatobá, na Regional Barreiro. As aplicações das doses estão sendo realizadas nesta sexta-feira (27) e seguem nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, das 10h às 18h30.

Mobilização
A Prefeitura está promovendo uma grande mobilização para divulgar a campanha e ampliar o acesso da população aos imunizantes. Foram produzidos flyers e cartazes, spots para rádios e vídeos estão sendo veiculados nos ônibus, emissoras de televisão e estádios da capital.

Também há divulgação nos centros de saúde, nas escolas municipais, nos pontos de embarque e desembarque de passageiros e traseiras de ônibus e nas redes sociais da Prefeitura. A veiculação das informações sobre a campanha está sendo feita ainda em eventos privados da cidade, teatros, cinemas e centros culturais e de referência, espalhados nas nove regionais.

Já a Defesa Civil segue emitindo alertas, por meio de mensagens de texto, reforçando a importância da vacinação. Aqueles que têm interesse em receber as informações, basta mandar um SMS, com o CEP, para o número 40199 e uma confirmação será respondida na sequência. O serviço é gratuito.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp