16/03/2020 às 02h38min - Atualizada em 16/03/2020 às 02h38min

Ministério da Saúde vai convocar médicos cubanos para trabalhar na pandemia

João Gabbardo explicou que mais de 5 mil novos médicos devem atuar na atenção básica de todo país. Ele disse ainda que todos os médicos cubanos que estavam trabalhando no programa Mais Médicos e estudantes de medicina serão chamados.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou em entrevista ao Jornal GloboNews deste domingo (15) que o órgão vai convocar médicos cubanos que participaram do programa Mais Médicos para ajudar a controlar a epidemia do novo coronavírus.

Também serão chamados estudantes de medicina - a partir do sexto ano de curso -, para atuar na atenção básica de saúde.

De acordo com Gabbardo, a medida é para ajudar a repor parte da mão de obra médica que se perde durante o trabalho, já que os médicos também sofrem com a contaminação.

“A gente perde no transcorrer da doença. Mesmo que os sintomas deles sejam leves, eles têm que ser isolados para não ficar transmitindo a doença para os seus pacientes”, explicou.

“Esses cinco mil médicos que vão ser chamados, irão para a atenção básica de todo o país. E vamos fazer mais do que isso: nós vamos chamar a partir de amanhã (segunda, 16), todos os médicos cubanos que estavam trabalhando no programa inicialmente. Eles vão ser chamados. Assim como estudantes de medicina a partir do sexto ano e um chamado para médicos aposentados. Com certeza mais de cinco mil médicos”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp